Páscoa da Ressurreição

A Páscoa que celebramos tem sua origem na Sagrada Escritura, mais propriamente no livro do Êxodo.

Os judeus estavam cativos pelo Faraó do Egito há 400 anos. Por volta do ano 1250 a.C. Deus, através de Moisés envia dez pragas sobre a nação egípcia a fim de que o Faraó deixe o povo judeu partir. Na semana da partida, receberam de Deus uma ordem para comer somente pães sem fermento o matzá, costume mantido até hoje para lembrar que pela pressa da fuga não havia tempo para fermentar o pão. Quando estivessem fora do Egito e passado o mar vermelho, comemorariam a passagem da escravidão para a liberdade, que em hebraico se diz Pesach.

Cristo morreu numa sexta feira e ressuscitou no domingo da Páscoa judaica. Pondo fim à lei antiga e iniciando a Páscoa da nova lei.

A partir de então o Domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, da escravidão do pecado para liberdade de filhos de Deus.  Cristo foi o arauto da ressurreição

Curiosidades: Qual a relação entre coelho, ovos , chocolate e pomba com a Páscoa?

O coelho está simbolicamente ligado à ressurreição, pois representa a vida pela fertilidade. No Antigo Egito o coelho representava o nascimento e a esperança de uma vida nova. Mostra-nos também que o sangue de Cristo tornou a luz da graça fecunda em nossas almas dando mostras de uma vida sempre nova.

O ovo simboliza a ressurreição. Assim como o pintinho deve sair do ovo por sua própria força, Cristo ressuscitou por si do sepulcro.

O chocolate por muito tempo foi servido como bebida por causa do frio nos países europeus, no século XVIII surgiram os primeiros chocolates em formas de coelho. Trazidos para a América pelos alemães, estabeleceu-se o costume de dar ovos de chocolate às crianças que tinham que encontra-los nos bosques e jardins na manhã do Domingo de Páscoa.

A pomba ou a “colomba pascal” também é um símbolo cristão, que representa o Espírito Santo. Muito usada na porta dos antigos sacrários onde se conserva a Sagrada Eucaristia. Atualmente passou a ser usada como pão doce e compartilhada no café da manhã de Páscoa e da Pascoela, como é chamada no Brasil a segunda-feira após a Páscoa.

Cada nação possui um reflexo do Divino Salvador deixando-se encantar por certo aspecto que mais impressiona, como por exemplo, a Espanha com a Semana Santa, a Alemanha com o Natal e a Rússia com a Páscoa.

Na Rússia czarista a Páscoa tinha um significado todo especial: todos se cumprimentavam dizendo: Cristo ressuscitou! Recebendo a resposta: Verdadeiramente ressuscitou, juntamente com um presente.

Em 1885 o imperador Aleksander III encomendou um ovo para presentear a imperatriz Maria Feodorovna na Páscoa seguinte. Peter Carl Fabergé, joalheiro de St. Petersburg, fez uma série de ovos com encaixes em ouro, prata e pedras preciosas contendo surpresas dentro. O Czar gostou imensamente da obra e pediu a Fabergé que fizesse um ovo por ano para a família imperial, com a condição de que sempre tivesse uma surpresa no seu interior. Foram criadas 56 peças que retratavam fatos históricos da família real.

Como se diz FELIZ PÁSCOA em outros idiomas:

Italiano: BUONA PASCOA

Francês: JOUYEUSES PÂQUES

Inglês: HAPPY EASTER

Alemão: SCHONE OSTERN

Grego: KALO PASKA

Chinês: FOUAI HWO GIE QUAI LE

Latim: PASCAE