Um perpétuo milagre mariano

Ao entrarmos em uma pequena e bela igreja situada na pequena cidade medieval de Genazzano, deparamo-nos com um belo quadro representativo da Mãe de Deus com seu Divino Filho nos braços. Poderíamos pensar tratar-se de um simples e corriqueiro quadro, mas é tal a atmosfera de graças que logo nos damos conta de que se trata de algo especial ou mais do que isso, milagroso.

Tudo começou na pequena cidade de Scútari na Albânia onde um belíssimo afresco jazia sob a invocação de Santa Maria de Scútari e ali era venerado com sincera e crescente piedade. Os tempos foram passando e com eles a Albânia penetrou em grandes aflições e guerras, o poderoso Império Turco ameaçava a paz da nação.

Em meio a este contexto o povo continuava fiel e implorava o auxílio dos céus, auxílio este que não tardou a chegar. Um nobre e piedoso homem de nome Jorge Castriota ou Scandberg em albanês foi chamado por Deus para defender o país.

Scandeberg sustentou a coragem e a fé de seu povo durante 23 anos de incessáveis lutas. Ao término de todos esses anos morre o grande lutador mariano, a Albânia encontra-se desolada pela irremediável perda de seu maior general, e vê cada vez mais próxima a obrigação de sujeitar-se aos turcos.

Em meio a esta grande desolação a Virgem de Scútari aparece em sonhos a Georgis e De Sclavis, dois guerreiros do exército de Scandeberg, e lhes incita a empreender uma longa viagem, mas estes apesar de maravilhados não entenderam bem o significado de tal sonho.

Certa manhã, estando juntos em oração, percebem no céu com grande admiração, um incomum fato: o magnífico afresco se desprende da parede e em meio a uma nuvem luminosa se desloca para fora do sagrado local. Entusiasmados diante de tão inédito fato os dois põe-se a seguir o milagre, mas quando se dão conta, param desapontados diante do Mar Adriático. E agora como continuar a acompanhar a Nossa Senhora? Tomados de uma sobrenatural coragem começam a entrar nas águas e comprovam surpresos que esta se solidificava sob seus pés permitindo que avancem normalmente.

Após algum tempo veem diante de si uma praia. Mas onde estavam? Encontravam-se na Península Itálica. Ao entrarem em solo italiano percebem que o afresco desapareceu, e sem desanimar empregam uma grande busca à causa de tão longa caminhada.

Por este tempo vivia uma piedosa viúva de nome Petruccia que, sendo grande devota da Virgem Santíssima, havia recebido da própria Senhora um aviso de que a Virgem de Scútari desejava sair da Albânia e era necessário que a pobre viúva construísse um templo para receber o milagroso afresco. Mas na sua pobreza Petruccia conseguiu erguer apenas uma parede de um metro de altura, tornando-se assim alvo de zombarias, sendo chamada de visionaria, louca e imprudente.      Mas mesmo assim não desfaleceu.

No dia 25 de abril Petruccia dirigia-se a uma pequena Igreja e ao passar pelas ruas depara com o burburinho de uma orgânica feira italiana. Mas neste dia havia algo de diferente, pois aos poucos a multidão foi distinguindo entre os barulhos da feira uma angélica melodia proveniente de uma pequena nuvem. Nuvem esta que era tão luminosa a ponto de ofuscar os raios do sol.

A nuvem luminosa foi descendo até se fixar na parede inacabada da capela  de Petruccia. Toda a multidão contemplava estupefata a nuvem dissolver-se aparecendo a Sagrada Imagem de Scútari que a partir deste momento passou a se chamar Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano.

Em pouco tempo Georgis e De Sclavis chegaram a Genazzano e, para alegria de todos, confirmou-se a promessa de que ali deveria se erguer uma capela em honra de Nossa Senhora.

Em pouco tempo a fama da milagrosa pintura espalhou-se por toda a Europa e em 110 dias foram catalogados mais de 161 milagres.

Até hoje o afresco encontra-se suspenso milagrosamente no ar, sendo ocasião de inúmeras graças e benefícios do céu.

Grandes santos acorreram à celestial imagem encontrando sempre o refúgio e consolo nos momentos de necessidades. Peçamos também nós a Nossa Senhora do Bom Conselho, neste seu dia, que nos oriente nos momentos difíceis e nos conceda os mais eficazes conselhos para alcançarmos um crescente amor a seu Divino Filho.