Imagem de Santo Antônio volta para sua capela em Nova Friburgo

A festa de Santo Antonio deste ano foi um marco para a cidade de Nova Friburgo. Dois anos e meio após a tragédia climática que ceifou inúmeras vidas e destruiu incontáveis edifícios foi reaberta a Capela de Santo Antônio na Praça do Suspiro.  Esta histórica construção foi parcialmente destruída após uma avalanche de lama ter sido arremessada contra suas paredes na noite de 11 de janeiro de 2011. Pedras, árvores, três automóveis, entre outras coisas, foram retiradas do interior da capela quando da remoção da lama.

Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo, visivelmente emocionado, anunciou, no dia da catástrofe, que a Igreja seria reconstruída e o povo friburguense levaria de volta para sua capela a imagem de Santo Antonio e a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Foi o que se deu na noite de ontem. Em belíssima procissão a imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu do colégio Nossa Senhora das Dores conduzida por marinheiros do Sanatório Naval e a imagem de Santo Antonio, conduzida por soldados do Tiro de Guerra, saiu da Catedral São João Batista encontrando-se na Praça Getúlio Vargas onde seguiram em direção à Praça do Suspiro. Dom Edney seguiu a procissão acompanhado do Pe. Antonio Leão Ferreira, do Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo e do Pe. Lourenço Ferronatto, EP. O Prefeito Municipal, Rogério Cabral e o Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Alexandre Cruz também acompanharam a procissão.

No início da celebração, após a procissão, Dom Edney procurou agradecer a todos que, de alguma forma, fazem parte da história da reconstrução da capela de Santo Antônio. Relembrou o momento em que o Santíssimo Sacramento e a imagem de Santo Antônio foram resgatados por dois Arautos do Evangelho. Apesar de que os escombros da capela foram interditados pela Defesa Civil, pois poderiam ruir a qualquer momento, os Arautos entraram na capela com lama até a cintura e resgataram, intacto, o Santíssimo Sacramento e retiraram a imagem de Santo Antonio, também intacta. Posteriormente membros da Comunidade Shalom resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida do lamaçal. Ao ouvirem a narração de Dom Edney a multidão de mais 3.000 fiéis, que lotava a praça, rompeu em um caloroso e demorado aplauso. O Pe. Antônio Leão organizou que a imagem fosse reintroduzida na igreja pelos Arautos que a resgataram da lama.

A emoção tomou a todos no momento em que a imagem de Santo Antonio foi entronizada em seu nicho no alto do belo retábulo que compõe a capela.

Os cantos da Missa ficaram a cargo do ramo feminino dos Arautos do Evangelho que também entronizaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no presbitério. Na Missa a capela foi abençoada solenemente por D. Edney.

Uma placa comemorativa foi descerrada, pelo Bispo Diocesano e o pelo Prefeito Municipal, no final da celebração.