São Pedro e São Paulo

Neste dia 29 a Igreja celebra a festa dos grandes Apóstolos São Pedro e São Paulo. Apóstolos por excelência que se distinguiram na corrida pela difusão e conservação da Fé chegando ao extremo ato de amor e coragem ao entregarem suas vidas através do martírio.

São Pedro, antes chamado Simão, foi escolhido por Nosso Senhor juntamente com onze outros apóstolos a fim de propagar a fé Católica que acabava de nascer. Após proclamar a divindade de Nosso Senhor: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16) é declarado pedra, para simbolizar a solidez e perenidade da Igreja que seria fundada sob a verdadeira rocha: Cristo. Ao ser declarado pedra, lhe é conferido o poder das chaves, com o múnus de ligar e desligar na Terra e no Céu. Após a morte de Cristo Pedro passa então a desempenhar o papel de chefe da Igreja cuidando com especial solicitude do apostolado com as comunidades de origem hebraica.

Paulo por sua vez, antigo perseguidor dos cristãos, se converte através de uma patente manifestação da vontade de Deus e passa a perseguir a glória de Cristo. Através de incontáveis cartas e escritos podemos comprovar o incansável zelo que consumia o Apóstolo pela perseverança e progresso espiritual das diversas comunidades convertidas ao catolicismo. Empreendeu inúmeras viagens percorrendo muitas regiões, espalhando a boa nova do Evangelho e confirmando a vocação de “Apóstolo dos Gentios”, uma vez que propulsionou a conversão dos povos não judeus, dando-lhes a oportunidade de fazerem parte do Reino de Cristo.

Pedro, após desempenhar magnificamente a missão de Vigário de Cristo, é preso e condenado à morte de Cruz, mas este se julgando indigno de morrer do mesmo modo que seu Senhor pede para ser crucificado de cabeça para baixo, e assim se dá.

Seria impossível descrever aqui todo o trabalho realizado por Paulo, por sua extensa e gloriosa riqueza, ao fim de numeras obras a favor do Cristianismo, São Paulo é levado ao cativeiro onde ficou por três anos, até ser condenado à morte por decapitação à espada. Mesmo na hora de sua morte não sessou de realizar admiráveis prodígios, pois ao ser decapitado sua cabeça bateu três vezes no solo dando origem a três abundantes fontes de agua que jorram até hoje.

Ambos são considerados colunas e fundamentos da Igreja, pelo importantíssimo papel desempenhado por eles na propagação e defesa da Fé Cristã. Levaram seu amor a Cristo ao mais alto grau que este pode chegar, a ponto de, um pela Cruz e outro pela espada, entregarem suas vidas pelo Senhor.

São, em suma, um dos grandes exemplos da diversidade de vocações e chamados conferidos por Deus às almas e principalmente da perfeição com que estes chamados devem ser cumpridos com total dedicação e amor ao Senhor.

 

Fontes:

SGARBOSA, Mario; GIOVANNINI, Luigi; Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 2007.

BIRKS, Studies of the Life and character of St. Peter; Londres, 1887.