Sagrado: um modo de ser?

 

Quando um artista reproduz uma obra, sendo ele de boa lavra, um traço de seu perfil fica estampado em seu trabalho.

Fica ali a sua “digital”, algo de sua personalidade.

 

Da mesma forma, ou melhor; a matriz deste princípio pode ser o fato de que o próprio Deus ao criar, sustentar e governar a ordem do Universo, deixa aquilo que os teólogos chamam de “resquícios da Trindade”.

Todo este jogo de reflexos também se nota nas ordens religiosas, especificamente na pessoa do fundador. Este é a “regra viva” da instituição, e constitui um modelo que, a exemplo do Divino Mestre indica o caminho que o Espírito Santo quer utilizar, para levar seus filhos ao cumprimento pleno de sua missão. O “norte” desta bússola é o carisma do qual foi dotado o fundador.

 

Depois desta longa introdução, voltamos a atenção para o tema deste terceiro dia de Curso de Férias. A exposição constituiu, nos dizeres do palestrante, um “parênteses” dentro do tema da oração, que, sem propriamente desviar o assunto, ajuda a enriquecer os princípios ensinados nos dias anteriores.

Em concreto, a questão colocada em evidência versou sobre o modo de vida interior que um cristão deve possuir indo em contraposição às máximas erradas do mundo contemporâneo. Dessa forma, quem entra nas vias da perfeição sob a luz de Nossa Senhora, não pode ter um caráter vulgar, mas sim cerimonioso sem deixar de ser enérgico, respeitoso e ao mesmo tempo firme e casto com uma nota contemplativa de maneira a tocar no sagrado e, em uma só palavra; deve ser uma pessoa sacral.

Nesse ponto, o enunciado primeiro toma toda a propriedade saltando aos olhos um ponto especial do espírito do fundador, um aspecto que dá a nota no todo da instituição e estendendo-se a todos aqueles que querem amar a Santa Igreja com o coração de um arauto do belum, bonum e pulchrum.

Se a “beleza salvará a humanidade” – como ensinou o Papa Beato João Paulo II – o enlevo a admiração e ternura salvarão a beleza da humanidade redundando em serviço, obediência e doação.

Essa foi a essência do que foi transmitido às centenas de jovens que felizmente estão participando do presente congresso. Queira Deus que todos possam praticar em seu dia-a-dia familiar, na escola, no trabalho, enfim, em tudo aquilo que compõe a maior parte da vida miúda dos filhos de Adão, tantos princípios e bons costumes, imbuídos de sacralidade e bem querença. Desta forma a juventude certamente terá um renouveau cheio de vigor que dará aos séculos futuros a forma que nossos primeiros pais deixaram… Entretanto isso só se consegue com muita oração, tema este do Curso de Férias que ainda não acabou…