Santa Teresa dos Andes

Ao dia 13 de Julho de 1900 nascia do seio de uma família profundamente católica a pequena Joana Fernandes Solar, na cidade de Santiago do Chile.

Joana desde muito cedo manifestou uma grande devoção mariana e um intenso desejo de receber a Jesus Sacramentado. Após receber a primeira comunhão firmou o propósito de todos os dias participar do banquete eucarístico. Era plantada assim, no coração da pequena menina, uma semente que futuramente, desabrochada, se tornaria a “flor dos Andes”.

Desde os onze anos, Joana começou a sentir em seu interior um intenso chamado à vida contemplativa, mas seu anseio foi verdadeiramente traçado aos quatorze anos, quando passou a corresponder com a superiora das carmelitas dos Andes e a tomar contato com o exemplo dos santos através de suas biografias. Aos dezesseis anos confirmou-se em sua alma o desejo de tornar-se carmelita, realizando seu sonho dois anos mais tarde.

Na Ordem Carmelita tomou o nome de Teresa de Jesus. Na vida religiosa vivia em intima união com Nosso Senhor, a ponto de declarar-se “louca de amor por Cristo”.  Tão grande era sua proximidade com o divino Salvador que chegou a afirmar, em uma de suas cartas: “Também Nosso Senhor se apresenta a mim, às vezes, interiormente e me fala. Durante aproximadamente uma semana, vi-O na agonia, mas de uma maneira tal como jamais teria sonhado. Sofri muito, porque essa imagem me aparecia constantemente e me pedia que O consolasse. Depois foi o Sagrado Coração, no tabernáculo, com o rosto muito triste. E, por último, no dia do Sagrado Coração, apresentou-Se a mim com uma ternura e beleza tal que minha alma se abrasava em seu amor”.

Apesar da grande alegria encontrada em sua vocação, irmã Teresa pode logo unir-se à cruz redentora de Jesus através do sofrimento. Onze meses após seu ingresso no Carmelo contraiu tifo. Levada por sua intensa piedade mariana consagrou-se a Santíssima Virgem pelo método de São Luís Grignon de Montfort. Pelas virginais mãos de Maria ofereceu-se como vítima para expiação dos pecados dos homens e pelos sacerdotes: “Combinei com a Santíssima Virgem que Ela passasse a ser meu sacerdote, que me oferecesse a cada momento pelos pecadores e pelos sacerdotes, mas banhada com o sangue do Coração de Jesus”.

A doença a levou à morte no dia 12 de abril de 1920. De modo inesperado grande multidão acorreu a seu sepultamento, recebendo inúmeras graças de afervoramento e devoção.

Foi elevada a honra dos altares pelo Beato João Paulo II no ano de 1993, sendo a primeira carmelita latino-americana a ser canonizada. Desde então a devoção à “Flor dos Andes” espalhou-se por todo o orbe fazendo com que incontável número de peregrinos acorresse a seu auxílio, no santuário que leva seu nome no Chile.

Santa Teresa dos Andes passou a ser considerada patrona da juventude tornando-se modelo de busca de santidade e intensa união com Cristo para todos os jovens católicos.

 

 

Bibliografia

Revista Arautos do Evangelho, Fev/2003, n. 14 e Março/2003, n. 15.

Teresa de los Andes; Frei Patricio Sciadini, OCD. Editora Loyola.