Diocese de Nova Friburgo promove Segundo Encontro Diocesano de Coroinhas

No mês dedicado às vocações, a Diocese de Nova Friburgo realizou o Segundo Encontro Diocesano de Coroinhas na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Papucaia.

Sob o lema: “Coroinha, com a Igreja a serviço da fé”, o evento contou com a presença de centenas de crianças e jovens dos três vicariatos da Diocese. Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas em uma palestra com Dom Edney Gouvêa Mattoso – Bispo Diocesano – onde as crianças perguntavam e o Bispo respondia.

Uma concorrida procissão percorreu as ruas de Papucaia conduzindo a imagem de São Tarcísio padroeiro dos coroinhas.

Na Missa de encerramento, celebrada por Dom Edney e concelebrada por vários padres da Diocese, foi realizada a investidura de novos coroinhas. Na homilia, o Bispo mostrou o aspecto missionário do coroinha a exemplo de São Tarcísio que não receou em entregar a própria vida por amor a Jesus sacramentado.

A emoção tomou conta de todos no momento da investidura do traje próprio ao coroinha. Muitos choravam…

Sendo festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, estes foram especialmente homenageados durante a cerimônia.

Antes da benção final o Pe. João Tadeu Tavares de Oliveira, pároco da igreja de Papucaia, entregou solenemente a bandeira do encontro ao Pe. Gleison Lima da Silva da paróquia Santo Antônio em Macaé, onde será realizado o encontro no próximo ano.

 Santana de Japuíba

 Após a Missa, Dom Edney abençoou uma bela e histórica imagem de Santana, datada do século XVII, recém-restaurada.

Em seguida a imagem foi conduzida em carreata até sua igreja no distrito de Japuíba, onde foi celebrada uma Missa campal como parte dos festejos a Senhora Santana.

O pároco, Pe. Gilmar Rodrigues Gomes, com o apoio da comunidade paroquial, planeja restaurar agora o retábulo da antiga igreja.