As Maravilhas do Mundo Antigo

A Estátua de Zeus

Como ensina Santo Tomás de Aquino, o homem é essencialmente religioso. Nota-se esta característa, com muitos desvios, sobretudo,  nos povos da Antiguidade. Eram eles politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Dentre estes povos, os gregos eram os que se sobressaíam. Não só “criavam os deuses”, como também  consideravam pessoas importantes, como tal. São Paulo e São Barnabé, em contato com este povo, foram considerados “deuses”: “Vendo a multidão o que Paulo fizera, levantou a voz, gritando em língua icaônica: ‘deuses em figura de homens baixaram a nós! ’ Chamavam a Barnabé Zeus e a Paulo Hermes, porque era este quem dirigia a palavra” (cf. At. 14, 11-12). Chegaram ao cúmulo de criar um “deus desconhecido” (cf. At. 17, 22-23).

Dentre estes deuses, um se sobressaia, não só em sua “missão”, como também pela sua figura física: Zeus. A História outorgou a uma estátua feita em sua honra, o título de uma das grandes maravilhas do mundo antigo.

A estátua do deus pagão Zeus, foi uma das obras-primas do escultor grego Fídias. Ela foi colocada no templo de Zeus, em Olímpia, no oeste da Grécia. A estátua, que media 12 metros de altura e era recoberta de ouro e marfim, representava a divindade sentada num trono de cedro. A madeira entalhada refulgia com as incrustações de marfim, ouro e pedras preciosas.

Na mão direita Zeus trazia uma estátua de Nicéia, deusa da vitória, enquanto, na esquerda, empunhava um cetro encimado por uma águia.

Após 10 séculos de existência, a estátua foi destruída num incêndio, provavelmente no ano de 476 d. C. A única ideia que se tem da estátua vem de algumas moedas nas quais se supõe carregar a figura do ídolo.

Depois desta obra, o escultor Fídias não fez mais nenhuma outra. Tendo se envolvido em disputas políticas, acusaram-no de ter roubado o ouro destinado ao Templo de Athenas e ter esculpido a sua face num dos ídolos do Parthenon. Foi preso, julgado e condenado à morte.

Assim passa a glória do mundo!

Procuremos não edificar “deuses” para nós, mas sim termos sempre presente em nossas vidas a imagem do Deus vivo e verdadeiro: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Próxima semana: a grande quarta maravilha…