As Maravilhas do Mundo Antigo – Templo de Ártemis

“No ano quatrocentos e oitenta depois da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão, no quarto ano do seu reinado, no mês de Ziv, que é o segundo mês, empreendeu a construção do templo do Senhor” (cf. 1Rs 6,1).

Vemos nesta passagem bíblica que o homem sente necessidade de construir uma “casa” para um ser divino, para que assim possa tornar mais real o seu culto a este ser.

No caso mencionado, é o próprio Javeh que ordena a construção do Santuário (prefigura do Templo), como podemos ver noutra passagem: Far-me-ão um santuário e habitarei no meio deles (cf. Ex 25,8).

Não só o povo judeu edificou um Templo ao seus Deus, mas também outros povos o fizeram. Como já vimos, o povo grego era por demais politeísta. E para homenagear e prestar culto a uma de suas deusas: Ártemis, lhe edificaram um templo que mereceu o epíteto da História de uma das grandes maravilhas do mundo antigo.

O grande templo de Ártemis foi erguido por volta de 550 a.C. por Creso, rei da Lídia, na cidade de Éfeso. A construção media 80m de largura por 130m de comprimento. Era sustentado por 127 colunas de mármore que mediam 20 metros cada uma. A estátua de Ártemis era feita em ouro, ébano, prata e pedra negra. Demorou 200 anos para ser construído.

Em 356 a.C., um louco chamado Heróstrato, querendo que seu nome ficasse conhecido na História, incendiou o templo. Vinte anos depois foi reconstruído. No ano de 262 d.C., com a invasão dos Godos, foi definitivamente arrasado. Apesar de terem jurado a sua reconstrução ela jamais realizou-se, pois no século IV todos os habitantes de Éfeso eram cristãos. O pouco que restou do prédio encontra-se no Museu Britânico, em Londres.

Quando São Paulo foi a Éfeso, no século I da era Cristã, teve de enfrentar grandes problemas, pois os efésios não queriam abandonar o culto à deusa. Armou-se até uma grande confusão que acabou sendo acalmada. Por fim, a pregação de São Paulo triunfou e eles abraçaram a religião de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que coisa bela é a de podermos contemplar em Éfeso outros tantos templos, esses sim reais, templos católicos em homenagem a santos e em especial a Nossa Senhora, que morou após a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta cidade.

Que possamos edificar, adornar e cuidar de um templo todo especial a Deus: o nosso coração. Já São Paulo dizia: “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (cf. 1Cor 3, 16).

Rumo à quinta maravilha…