Fiéis da matriz Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro-RJ,

preparam-se para a consagração solene a Nossa Senhora

 

Com grande entusiasmo, a exemplo do saudoso Papa Beato João Paulo II, fiéis da matriz de Nossa Senhora da Piedade em Cordeiro-RJ, preparam-se para a consagração solene a Nossa Senhora.

Cerca de 70 participantes reúnem-se após a missa dominical para compreender e, sobretudo, amar mais perfeitamente a Maria Santíssima.  As reuniões, organizadas pelos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo, são realizadas com base no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Monfort.

São Luís, em seu livro, compara Nossa Senhora ao molde usado pelo artista para fazer imagens. Nossa Mãe é um molde perfeito que deve nos formar, a fim de que nos tornemos conformes a Nosso Senhor Jesus Cristo.

É necessário, pois, que nos deixemos moldar nessa forma que modela os santos, ou seja, devemos estar atentos às virtudes de Maria, aos seus sentimentos, seus atos, sua participação nos mistérios de Cristo e sua união com Ele.

“Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo‑a para dispensadora de tudo que ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos por Maria e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo, aquela que, em toda a vida, quis ser pobre, humilde e escondida até ao nada. Eis a opinião da Igreja e dos Santos Padres”[1].

 


 

[1] São Luís Maria Grignon de Monfort. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, nº 25.