“Flashes” sobre a eucaristia

Quando percorremos livrarias, feiras de livros ou mesmo bibliotecas, não é raro nos depararmos com pessoas que por ali passam à procura de algum livro sobre “pensamentos de sabedoria” ou “frases de conforto espiritual” como um auxílio e conforto para o seu dia-a-dia, muitas vezes tão atribulado.

Contudo, há um livro tão comum quanto já presente nos lares: a Bíblia. E se a palavra de apoio de um amigo nos causa tanto conforto quando necessitamos, o que não dizer da Palavra de Deus, o Amigo do gênero humano?

Há nas Escrituras Sagradas um trecho de uma doçura desconcertante: “Minhas delícias consistem em estar com os filhos dos homens” (Pr 8,31). Imaginar que um Deus, o Verbo do Pai, no gáudio eterno da perfeição completa, tem a delícia de estar no Santíssimo Sacramento, isolado, à nossa espera, à espera de chegar a hora de O visitarmos ou, melhor ainda, O comungarmos, é algo que transcende a compreensão humana! No entanto cada católico deve habituar‑se à ideia de que é objeto de grande bondade.

É muito bonito fazer longas adorações diante do Santíssimo Sacramento. Mas, nem todo mundo dispõe de longas horas. E, sobretudo, ‑‑ é uma pena! ‑‑ nem todo mundo dispõe do grande fervor que isso supõe. Mas, a Igreja é Mãe e propõe a seus filhos que ainda lutam nesta “terra de exílio” modelos de amor a Deus e piedade Eucarística. Como auxílio para nos afervorarmos, vejamos o que disseram os santos sobre o Santíssimo Sacramento:

Santo Afonso Maria de Ligório

Ficai certo de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade.

São Pio X

A devoção à eucaristia é a mais nobre de todas as devoções, porque tem o próprio Deus por objeto; é a mais salutar porque nos dá o próprio autor da graça; é a mais suave, pois suave é o Senhor.

Se os anjos pudessem sentir inveja, nos invejariam porque podemos comungar.

Santo Agostinho

Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma nele.

Sendo Deus onipotente, não pôde dar mais; sendo sapientíssimo, não soube dar mais; e sendo riquíssimo, não teve mais o que dar.

A Eucaristia é o pão de cada dia que se torna como remédio para a nossa fraqueza de cada dia.

Na Eucaristia Maria perpetua e estende a sua maternidade.

São Gregório de Nissa

Nosso corpo unido ao corpo de Cristo, adquire um princípio de imortalidade, porque se une ao Imortal.

São João Maria Vianney

Cada hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano.

Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa que zelo não teríamos em assistir a ela.

Santa Teresinha

Não é para ficar numa âmbula de ouro, que Jesus desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde ele encontra as suas delícias.

Quando o demônio não pode entrar com o pecado no santuário de nossa alma, quer pelo menos que ela fique vazia, sem dono e afastada da comunhão.

São Bernardo

Quando Jesus  está presente corporalmente em nós, ao redor de nós, montam guarda de amor os anjos.

A comunhão reprime as nossas paixões: ira e sensualidade principalmente.

Fica sabendo, ó cristão, que mais merece ouvir devotamente uma só missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra.

Santa Teresa de Ávila

Não percamos tão grande oportunidade para negociar com Deus. Ele [Jesus] não costuma pagar mau a hospedagem se o recebemos bem.

São Francisco de Sales

Duas espécies de pessoas devem comungar com frequência: os perfeitos para se conservarem perfeitos, e os imperfeitos para chegarem à perfeição.

A Missa é o sol da Igreja.

São João Crisóstomo

Deu-se todo não reservando nada para si. Não comungar seria o maior desprezo a Jesus que se sente “doente de amor” (CT 2,4-5)

Santa Margarida Maria Alacoque

Nós não saberíamos dar maior alegria ao nosso inimigo, o demônio, do que afastando-nos de Jesus, o qual lhe tira o poder que ele tem sobre nós.

São Filipe Neri

A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção à Santíssima Virgem são, não o melhor, mas o único meio para se conservar a pureza. Somente a comunhão é capaz de conservar um coração puro aos 20 anos. Não pode haver castidade sem a Eucaristia.

Santa Catarina de Gênova

O tempo passado diante do Sacrário é o tempo mais bem empregado da minha vida.

 São João Bosco

Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes. Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus…

São Jerônimo

Nosso Senhor nos concede tudo o que lhe pedimos na Santa Missa: o que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-lhe e que, entretanto, nos é necessário.