Mensagem para o Dia das Crianças

O que pedir no Dia das Crianças?

Pelo menos mil seriam os presentes que um menino, no dia das crianças, poderia pedir ao seu anjo da guarda. Alguns optariam pelos materiais: bicicleta, soldadinho de chumbo, quebra-cabeças ou de repente um cachorrinho…

Outros ainda, poderiam ter uma mente mais livre e pedir para estar com seus pais em um parque, ver um por do sol, fazer uma ceia em família ou até escalar uma montanha.

Hoje em dia isso pode soar retrógrado, mas, o que se pode fazer quando o mundo virou as costas para o saber viver cristão? Se as saudades destes tempos existem, maiores são os interesses em responder a dúvida que emana ainda do primeiro parágrafo: qual é o melhor presente para o dia das crianças?

Procurando sobre este assunto, encontramos algo que pode valer mais do que os bens mencionados acima. Este “algo” está ao alcance de todos e é presente na civilização desde seus mais remotos sinais: o bom conselho.

Para não abrir demais o leque de um tema que só não é mais vasto que a história dos que seguiram um bom conselho, limito-me em deixar algumas palavras de São João Bosco para a juventude de seu tempo e – é de espantar – mais ainda para a nossa.

Segundo o santo e três vezes educador Dom Bosco, um dos principais setores da educação moral e religiosa de uma obra educativa é a importância da formação para o senso da responsabilidade. Em primeiro lugar, responsabilidade diante de Deus e dos homens.

A este respeito, diz o santo pedagogo:

“Direi a cada um de meus alunos aquilo que disse São Bernardo: Ad quid veniste? Escrevam no início de vosso caderno de aula: Ad quid veniste? e pensai: para que vim a este mundo? Para amar e servir a Deus e ganhar o céu. Se agis de outro modo estais fora do caminho. Ad quid veniste ad Oratorio? Vim para estudar, para adiantar‑se na ciência e na piedade e para conhecer qual é a minha vocação; sem isto nada faço e perco miseravelmente o tempo.”

E conclui:

“Se pensarem um pouco sobre a grande fortuna que é poder estudar não perderiam um minuto. Deus nos pedirá contas até do minuto. Vós que tendes maior instrução e vos ocupais de coisas mais altas, não deveis pronunciar palavras toscas, mas mostrar em qualquer lugar a vossa educação.”[1]

Fica aqui um forte, porém salutar, conselho que certamente o anjo da guarda daria para o afortunado que tivesse a oportunidade de lhe pedir algo no dia das crianças…


[1] Cf. Extratos da obra “A educação moral e religiosa” de São João Bosco.