Bênção Apostólica no encerramento do Ano da Fé

Neste domingo, solenidade de Cristo Rei, a Igreja, em união com o Papa Francisco, encerrou o Ano da Fé proclamado por Bento XVI em outubro de 2012, quatro meses antes de sua renúncia.

Na Catedral São João Batista em Nova Friburgo, o Bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, concedeu a benção apostólica com indulgência plenária aos fiéis que lotaram a igreja.

Na mesma cerimônia foram crismados 25 jovens e adultos preparados ao longo do ano pelos catequistas da Catedral.

Em sua homilia Dom Edney realizou uma verdadeira catequese a respeito da Luz de Cristo e incentivou aos crismandos a manter viva a chama da fé.

A Missa foi concelebrada pelo pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo, pelo Pe. José Ruy Corrêa Junior, reitor do Seminário Diocesano e pelo Pe. Lourenço Ferronatto dos Arautos do Evangelho.

 

Bênção Apostólica

Dentro da sua diocese, o Bispo pode dar a Bênção Apostólica, com indulgência plenária, três vezes ao ano, nas festas e solenidades por ele designadas, mesmo quando ele apenas participa da Missa.

Além disso, um decreto da Penitenciaria Apostólica de 14 de setembro de 2012, festa da Exaltação da Santa Cruz, concedeu aos Bispos diocesanos ou eparquiais, e aqueles que pelo direito lhes são equiparados, no dia mais oportuno do Ano da fé, por ocasião da celebração principal (por ex. a 24 de Novembro de 2013, na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, com a qual será encerrado o Ano da fé) poderão conceder a Bênção Papal com a Indulgência plenária, lucrável por parte de todos os fiéis que receberem tal Bênção de modo devoto.