Ensina-nos a rezar

“Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou a seus discípulos’” (Lc 11, 1).

Assim, como João Batista, o divino Mestre não só ensinou seus discípulos a rezar, mas, sobretudo deu o exemplo, buscando constantemente isolar-se das multidões para orar.

“Orai se cessar” (1Ts 5, 17). É preciso, como aconselha São Paulo, viver constantemente em oração, pois “a oração e a vida cristã são inseparáveis” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2757).

Daí a obrigação dos pais de ensinarem seus filhos a rezar, desde a mais tenra idade, pois sem a oração toda a educação fica privada do seu mais sólido fundamento.

Conta-se que na Alemanha do século XIX, época em que a arte fotográfica estava em seu início, uma jovem mãe perguntou a um virtuoso personagem:

– Eu queria mandar-me fotografar: que pose pensais será melhor para obter um bom retrato?

O eminente senhor, para estimular a inexperiente progenitora a bem educar seu filhinho, respondeu:

– Deixai-vos fotografar no momento em que fazeis a vosso filhinho juntar as mãos para rezar. É a mais bela pose que eu vos posso aconselhar.

Sem dúvida, diante de Deus, a mais bela “pose” é aquela em que as mãos se juntam e os joelhos se dobram, como símbolos de um “coração orante” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2652).