I Simpósio Diocesano de Liturgia

Neste sábado, 16, a Diocese de Nova Friburgo promoveu o I Simpósio de Liturgia a nível diocesano, no Seminário Imaculada Conceição.

O Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, coordenador diocesano da Liturgia, abriu o encontro incentivando aos participantes a haurirem os ensinamentos para aplica-los no dia a dia das comunidades paroquiais.

O Simpósio foi desenvolvido em quatro momentos:

  1. Cônego Dr. Antônio José de Moraes, Mestre em Teologia-litúrgica pelo Instituto Litúrgico de Roma e Doutor em Teologia pela PUC-RIO, discorreu sobre a “Espiritualidade e Litúrgia”. Em uma exposição concatenada e lógica, Cônego Moraes discorreu sobre a real noção de espiritualidade e sua ligação com a Liturgia, dizia: “A fonte de toda espiritualidade está na Liturgia”.
  2. Frei Dr. Alberto Beckhäuser, OFM, Doutor em Teologia com especialização em Liturgia, autor de 42 livros sobre o tema, tratou sobre “O texto e o contexto da Sacrosanctum Concilium”. Frei Alberto esteve presente na Basílica de São Pedro no momento em que o Papa Paulo VI promulgou a Sacrosanctum Concilium. Apresentou a necessidade de que seja encontrado um equilíbrio entre dois erros opostos: o ritualismo gélido e o progressismo arbitrário das “missas shows”.
  3. Mons. Esp. João Alves Guedes, Secretário Executivo da Associação dos Liturgistas do Brasil e assessor de Liturgia do Estado do Rio de Janeiro, versou sobre “A Hermenêutica da continuidade: a aplicabilidade da Sacrosanctum Concilium hoje”. Conquistando os presentes, Mons. Guedes expos os pilares da Sacrosancutm Concilium e demostrou como ela não rompe com o passado, mas traz, de maneira equilibrada, o ontem para nossos dias projetando-o para o amanhã.
  4. Pe. Dr. Marcus Vinicius Brito de Macedo, pároco da Catedral São João Batista em Nova Friburgo, Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Navarra, Espanha, desenvolveu o tema sobre “Os Frutos do Ano da Fé”. De maneira brilhante e atraente, já conhecida de todos, Pe. Marcus Vinicius fez uma ponte entre o Ano da Fé e a Liturgia apoiando-se no Papa emérito Bento XVI e no Papa Francisco, afirmou: “A centralidade da liturgia é a fé”.

O Simpósio foi encerrado com celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada pelos sacerdotes que participaram do encontro. D. Edney fez notar a todos a necessidade de centrar a Liturgia em Cristo Nosso Senhor para quem vivemos, pois nós passaremos, mas Ele jamais passará.

O coral do setor feminino dos Arautos do Evangelho cantou na Missa, celebrada na capela do Seminário diocesano.