Alegrai-vos sempre no Senhor

“Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (Fl 4,4-5). É com esta antífona que se inicia a liturgia do terceiro domingo do Advento, chamado tradicionalmente domingo “Gaudete”. Essa exortação do Apóstolo aos fiéis de Filipos exprime o estado de espírito que hoje devemos ter.

Como sinal exterior dessa alegria pela proximidade do Messias, a Igreja reserva para este domingo paramentos róseos em substituição da cor roxa. Esta, apesar de ser uma cor própria aos tempos penitenciais não tem a conotação estrita de penitência como a Quaresma, mas é uma junção de piedade, alegria e gratidão.

***

Diferentemente do menino pobre e indefeso da gruta de Belém, a liturgia nos apresenta no primeiro domingo do advento, Cristo cheio de glória e esplendor, poder e majestade, rodeado de seus Anjos, para julgar os vivos e os mortos e proclamar o seu Reino eterno, após os acontecimentos que antecederão esse triunfo: “Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre as nações aterradas com o bramido e a agitação do mar” (Lc 21, 25).

“Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem” (Lc 21, 36). É a recomendação do Salvador. Como ficar de pé diante do Filho

do Homem? A nós cabe corar de vergonha, como diz a Escritura. A Igreja assim nos convida à penitência e à conversão e nos coloca, no segundo domingo, diante da grandiosa figura de São João Batista, cuja mensagem ajuda a ressaltar o caráter penitencial do Advento.

Com a alegria de quem se sente perdoado, se celebra o terceiro domingo a fim de que “a bondade do Senhor seja conhecida de todos os homens”. Os paramentos são cor-de-rosa.

No quarto domingo, Maria, a estrela da manhã, anuncia a chegada do verdadeiro Sol de Justiça, para iluminar todos os homens. Quem, melhor do que Ela para nos conduzir a Jesus? A Santíssima Virgem, nossa doce Advogada, reconcilia os pecadores com Deus, ameniza nossas dores e santifica nossas alegrias. É Maria a mais sublime preparação para o Natal.