Feliz Natal

Conta-se que, durante a Primeira Grande Guerra, numa noite de Natal, o ensurdecedor estrondo das armas de repente se calou. Ao longo das extensas trincheiras que opunham frente a frente as tropas inimigas, estabeleceu-se um impressionante silêncio. Em certo momento ergueram-se algumas vozes tímidas e tateantes, que aos poucos foram sendo incorporadas por centenas de milhares de outras, cantando em vários idiomas, procurando encaixá-los no ritmo e na melodia, de modo a não quebrar a harmonia: “Noite feliz, noite feliz! ó Senhor Deus de Amor! Pobrezinho nasceu em Belém; eis na lapa Jesus, nosso bem! Dorme em paz, ó Jesus!”

E essa paz reinou algumas horas sobre aquele quadro tétrico de aço, suor e sangue, suavizando as almas enrijecidas nos duros combates, superando as inimizades e ódios surgidos dos interesses humanos.

Esta é a força das graças que aquele Menino veio trazer ao mundo quando, dois milênios antes, nascera numa gruta em Belém.

***

Numa noite estrelada, naquela cidade de Judá, todos viram os céus abertos e os Anjos que entoavam: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2,14). Esta era a promessa feita aos homens na noite de Natal! Devemos esperar que tal promessa se aplique, de modo especial, aos pobres homens de nosso século.

Com o olhar de perdão para nossas infidelidades e pecados, vem Jesus oferecer-nos a sua paz. Para nós se voltam a misericórdia do Menino recém-nascido, as preces que em nosso favor partem de Nossa Senhora, Medianeira de todas as graças, e de São José, patrono da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Aproximemo-nos do presépio, com o coração contrito e humilhado, mas transbordante de confiança, e imploremos ao Menino Jesus, por meio da Santíssima Virgem, que, desde já e para sempre, faça sua paz reinar dentro de nós, e em torno de nós.

Os Arautos do Evangelho de Nova Friburgo desejam aos amigos que ao longo desse ano acompanharam os artigos de nosso blog um Santo e Feliz Natal, bem como um ano de 2014 acompanhado pelas bênçãos de Deus e a proteção de Maria Santíssima.