Primeiro Sábado e Oratórios em Cordeiro/RJ

O município de Cordeiro/RJ viveu um dia de festa nesse primeiro sábado do mês de janeiro. Na capela de Nossa Senhora Aparecida foi realizada pela primeira vez a devoção dos primeiros sábados do mês, conforme o pedido feito por Nossa Senhora à irmã Lúcia e, também, foram lançados cinco oratórios que percorrerão as casas das famílias cordeirenses.

O pedido feito por Nossa Senhora para a realização da devoção reparadora dos primeiros sábados do mês deu-se a 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra na Espanha, onde a irmã Lúcia fazia seu postulantado à vida religiosa com as irmãs doroteias.

Os Arautos do Evangelho tem procurado difundir esta devoção pelo mundo, promovendo a meditação dos mistérios do rosário, a recitação do terço e possibilitando a comunhão eucarística na Missa, bem como a confissão, conforme o pedido de Nossa Senhora.

Outra iniciativa dos Arautos do Evangelho é o Apostolado do Oratório que tem por objetivo – atendendo aos insistentes apelos do Papa Beato João Paulo II – cooperar com os Bispos e Párocos no esforço por uma nova evangelização. De modo especial, esse apostolado trabalha para que os católicos não praticantes passem a participar da vida eclesial em suas paróquias. Nesta atuação, os Arautos se empenham em beneficiar não somente os indivíduos, mas, sobretudo as famílias. Basicamente, o Apostolado do Oratório consiste em formar grupos de trinta famílias e fazer peregrinar pelas suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria, tal qual Ela apareceu em Fátima. Cada família receberá o Oratório em seu lar todo mês, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador ou Coordenadora do Grupo. Nesse dia, ela convidará amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um terço e um ato de consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

Na Diocese de Nova Friburgo, graças ao empenhado esforço dos cooperadores dos Arautos do Evangelho, já são centenas de oratórios que visitam as casas dos devotos de Maria Santíssima.

Em Cordeiro, com o apoio de Mons. Fábio Cunha Felippe, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, o número de oratórios vai crescendo dia a dia.

Ainda para completar a festa em Cordeiro, os paroquianos e amigos de Mons. Fábio puderam homenageá-lo por mais um ano de vida a serviço de Cristo e sua Igreja.