O MOSAICO DA CRIAÇÃO

Cada criatura possui, por algum lado, uma semelhança com Deus que nenhuma outra criatura tem.

Se imaginarmos a Obra da Criação como um grande mosaico, podemos atribuir a cada ser o papel de uma “pedrinha” que o compõe.

Sem dúvida, cada homem, por ser dotado de inteligência e vontade, figura como uma peça importante nesse mosaico, e deve buscar, ao longo da vida, entender qual o aspecto do Criador que foi chamado a espelhar.

Sendo assim, devemos, não só conhecer esse ponto em nós, mas também buscar entendê-lo em cada pessoa, por onde, ao querermos bem a alguém, nós a queiramos bem por este ponto de união com Deus, na medida em que ela busca vivê-lo com fidelidade.

Para exemplificar, tomemos um fait divers do nosso dia-a-dia. Imaginemos uma pessoa que seja muito simpática. Um amigo, desses que sabem dizer a coisa certa na hora certa e sempre tem uma palavra de ânimo nos momentos difíceis, tendente a ser jocoso até um pouco a mais da medida comum.

Pois bem; nosso fio de amizade com este personagem – hipotético – deve ser, não o fato de ele ser uma pessoa simplesmente engraçada e bem humorada. Dentro desse ser há um reflexo mais alto que, pode até estar relacionado com sua alegria habitual, mas que eu devo me esforçar em discernir em suas atitudes, ideias e modo de ser, qual luz a Sabedoria Eterna e Encarnada quis que cintilasse nesta alma de modo mais reluzente do que em qualquer outra criatura. Assim estaremos amando o próprio Deus nesta pessoa, pelo aspecto deiforme que ela tem.

Qualquer um – seja quem for – é chamado a fazer parte desse mosaico e espelhar essa ou aquela perfeição de Deus, não só neste “Vale de Lágrimas”, mas, por toda a eternidade, ocasião em que se conhecerá com perfeição o que cada um foi chamado a refletir de Deus, uma vez que nessa vida não conseguiremos obter um conhecimento inteiro.

Hoje nos vemos e aos demais, como que, através de um mapa, com as imperfeições próprias desse instrumento. Vemos o homem inteiro, mas não totalmente, totus sed non totaliter. Na Visão Beatífica tudo ficará claro.