Ressuscitar com Cristo

“Jesus Cristo Ressuscitou! Aleluia!” Este é o grito que o povo fiel entoa nas celebrações de Páscoa do mundo inteiro. A realidade da Ressurreição é central em nossa fé. Ela é celebrada em todas as Eucaristias, tem especial importância nos domingos, e, sobretudo, no auge do Tríduo Pascal, que solenemente proclama a ressurreição do Senhor.

A fé católica não se detém diante das agruras da cruz ou da frieza do túmulo, mas ultrapassa estes limites na companhia de Jesus vitorioso, e chega à luz da manhã da ressurreição: Deus quer que ressuscitemos com Cristo! Nós queremos ressuscitar com Ele!

A paixão do Senhor nos ensina que o caminho para o bem que queremos alcançar só pode ser trilhado pelos que têm a coragem de “renunciar a si mesmos, tomar a cruz de cada dia, e seguir Jesus Cristo”. A paixão do Salvador é prova inequívoca de amor. Só o amor chega ao extremo do sacrifício: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos”.

Entretanto, este difícil caminho leva-nos à vida plena! E aqueles que se decidem por trilhá-la encontram a ressurreição e espalham o bem por onde passam.

Muitas são as situações que precisam da vida que se origina na cruz de Jesus Cristo: os governantes e os profissionais que trabalham nos serviços mais básicos à dignidade do nosso povo, para ressurgir da indiferença que ceifa tantas vidas; os poderosos, para exterminar as sombras mesquinhas dos interesses pessoais que oprimem e exploram os indefesos; os idosos, para transmitir às futuras gerações a sabedoria e experiência adquiridas na fidelidade; os casais, para quebrar as cadeias dos prazeres egoístas e do peso do pecado, para formarem famílias com o testemunho cristão; os jovens, para elevar seus ideais bem mais alto que o egoísmo e o prazer passageiro; os consagrados, para servirem sem desanimar.

O proceder dos discípulos de Jesus é capaz de mudar as estruturas de pecado que presenciamos na sociedade. O que se pede deles é a coerência de vida, a perseverança sempre renovada e a confiança inabalável em Deus. De suas pequenas fidelidades, Deus quis fazer depender coisas grandes, projetos importantes.

Imaginem o que seria uma legião de filhos de Deus conscientes de sua missão! Provavelmente a cena que visualizaríamos seria a tão sonhada “Civilização do Amor”, onde Cristo ressuscitado seria tudo em todos. Vale a pena sonharmos este sonho. Feliz Páscoa a todos!