Dia de santificação do clero

Na véspera da solenidade do Sagrado Coração de Jesus o clero da Diocese de Nova Friburgo reuniu-se no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição para um dia de recolhimento e oração.

O encontro, que teve como tema “Eucaristia e Missão”, foi iniciado com a adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação da oração das nove horas da Liturgia das Horas. Em seguida os sacerdotes tiveram tempo para o exame de consciência, confissão e a meditação sobre o sacerdócio a partir das palavras do Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo.

Dom Edney Gouvêa Mattoso presidiu a Missa concelebrada por todo o clero. Na homília o Bispo ressaltou a responsabilidade confiada a cada presbítero e a necessidade de uma coerência entre a pregação e a vida de quem prega.

O Dia de Santificação do Clero foi instituído por São João Paulo II na Quinta-Feira Santa de 1995. Na ocasião, dizia o Papa: “A Quinta-feira Santa, levando-nos até às origens do nosso sacerdócio, recorda-nos também a obrigação de tender para a santidade, a fim de sermos ‘ministros de santidade’ para os homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral. Nesta perspectiva, vem a ser muito oportuna a proposta, sugerida pela Congregação para o Clero, de se celebrar, em cada diocese, um ‘Dia pela Santificação dos Sacerdotes’, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus ou noutra data mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar. Faço minha esta proposta, almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”. (João Paulo II, Carta por ocasião da quinta feira santa – 1995).

Os corais dos ramos masculino e feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo cantaram na adoração Eucarística e na celebração da santa Missa, auxiliando no recolhimento dos sacerdotes.