Natal nos Arautos de Nova Friburgo

Natal, Christimas, Navidad, Natale, Noël… Independente do idioma, a palavra “natal” traz sempre consigo uma áurea de inocência, alegria e afeto e, como não poderia deixar de ser, chegado o mês de dezembro, as atenções de todos os povos se voltam para a pequena gruta da aldeia de Judá. Belém foi o lugar escolhido por Deus para o nascimento do Salvador: “Mas tu, Belém, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim Aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado” (Mq 5, 1).

Aquele dia marcou a História, por isso dizia o grande historiador João Batista Weiss: “Cristo é o centro dos acontecimentos da História. O mundo antigo o esperou; o mundo moderno e todo o porvir descansam sobre Ele. A Redenção da humanidade por Cristo é a maior façanha da História Universal; sua Vida, a memória mais alta e bela que possui a humanidade; sua doutrina a medida com que se há de apreciar todas as coisas.” (Hist. Univ. Vol. 1).

Ora, inspirada pela graça de Deus, a humanidade foi aumentando as homenagens a Nosso Senhor por ocasião de seu nascimento. E nos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo, esta data tão cheia de bênçãos foi celebrada neste último domingo em sua residência, com um programa especial para seus parentes e amigos. As atividades tiveram início com a celebração da Santa Missa pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto, EP. Na sequência, foi realizada uma Cantata Natalina com canções tradicionais francesas, espanholas, alemãs e inglesas. Às melodias de natal, seguiu-se uma afetuosa confraternização. Após esta, foi apresentada uma peça de teatro natalina sobre a história do mais característico canto de natal: O Stille Nacht adaptada com a conversão do velho Mister Scrooge. Como término do programa foi oferecido a cada uma das famílias presentes um “Menino Jesus” como lembrança de uma tarde natalina cheia de graças.