Colégio Arautos promove passeio ao Rio de Janeiro
novosares

Ao tratarmos com crianças não é difícil perceber o seu senso do maravilhoso. Diante de situações ou lugares, o inocente, com facilidade, se encanta com o que vê. Ademais, é ele capaz de acrescentar algo à realidade e imaginar aspectos magníficos e grandiosos por detrás de aparências simples. Isto é o que constitui, em grande parte, a alegria da vida infantil.
Infelizmente, em nossos tempos, precedidos de séculos de decadência moral, procura-se arrancar às crianças, o mais cedo possível, o maravilhoso. E com esta perda vai-se embora também a inocência. Aos poucos os jovens são introduzidos num ambiente onde o hábito de admirar já não existe. Nas escolas e universidades, em geral, o que interessa é o concreto, o exato, a ciência, o número, a prova, o testemunho. Tudo para dissuadir o aluno da ideia do sobrenatural e da relação que há entre o homem, as ciências, a ordem do universo e Deus.
Ora, se há um modo de preservar a inocência nas crianças, é alimentar nelas o senso do maravilhoso. Este, por sua vez, foi o tema do programa “extra-classe” para os alunos do Colégio Arautos do Evangelho de Nova Friburgo, no último dia 25, segunda-feira.
Em um estado tão agraciado por Deus em maravilhas naturais, foi escolhido como local de passeio a Baía de Guanabara. Após tomar um barco na Marina, este conduziu os alunos por um percurso admirável, onde os magníficos aspectos do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor, dos Fortes São João e Santa Cruz encheram a alma de todos. A água, de um verde cristalino, convidava irresistivelmente a um mergulho e à observação de coloridos peixes. Após um saboroso almoço retomamos o caminho de volta debaixo de um intenso “tráfego” de gaivotas.
Tal sede de maravilhoso de nossos alunos pôde ser alimentada e, quiçá, tenha crescido diante de tantas belezas. Assim, em um ambiente de castas alegrias a artística Baía de Guanabara parecia nos dizer: “Olha como Deus é belo! Ele é o Autor de tudo isso”.