Simpósio sobre a oração (1)“Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti” (Santo Agostinho). Em sua infinita bondade Deus nos criou para participarmos de sua felicidade plena, no entanto, quer nossa colaboração para alcançarmos esse objetivo.
No entanto, mesmo para cumprirmos com a nossa parte precisamos do auxílio celeste que nos é concedido através da oração. Se é certo que, sem o socorro da graça, nada podemos e se esse socorro é concedido por Deus unicamente aos que rezam, segue-se que a oração nos é absolutamente necessária para a salvação.
Santo Afonso Maria de Ligório em seu celebre livro: A Oração grande meio de salvação, afirma que: Quem reza se salva. Quem não reza, certamente se condena.
Nosso Senhor Jesus Cristo não poupou palavras para incentivar a oração, como, por exemplo: “É preciso rezar sempre e nunca desanimar” (Lc 18,1); “Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 25,41); “Pedi e dar-se-vos-á” (Mt 7,7).
Para motivar os jovens participantes do Projeto Futuro e Vida a buscar uma vida de oração, os Arautos do Evangelho promoveram, no último feriado, um simpósio sobre a importância da oração.
As palestras, ministradas pelo Pe. Ricardo José Basso, EP – experiente formador da juventude – atraíram a atenção dos participantes que interagiram com inúmeras perguntas e outras formas de intervenção. Para facilitar a memorização do tema foram apresentadas algumas sketches preparadas pelos alunos do Projeto.
Queira Nossa Senhora interceder para que todos coloquem em prática o que aprenderam nestes dias, pois, certamente, será o meio seguro para enfrentarem as lutas da vida e alcançarem a salvação eterna.