Missa do Galo na Catedral (5)

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). A cada festa litúrgica, nos é proposta a consideração de um determinado aspecto do da vida do Salvador que, por vezes, desperta em nós emoção: a transfiguração no Tabor, admiração; os milagres, espanto; os Passos da Paixão, lágrimas; gáudio e entusiasmo na Ressurreição. E a inocência e candura presentes no Menino que nasceu numa manjedoura em Belém não só nos encantam, como pervadem nossas almas e as envolvem em doce suavidade.
Junto ao Presépio encontramos a mais bela e eficaz manifestação do poder divino: o nascimento do Menino Deus. Por isso a Igreja em seu amor a Cristo procura celebrar o Seu nascimento com grande pompa e júbilo.
Na diocese de Nova Friburgo, a Missa do Galo foi presidida por Sua Exma. Revma. Dom Edney Gouvêa Mattoso às 21hs na Catedral de São João Batista, onde uma envolvente atmosfera de alegria, paz e harmonia marcaram a liturgia. O coro e banda dos Arautos do Evangelho animaram a celebração Eucarística com os cânticos próprios ao natal. Ao final da cerimônia, Dom Edney entronizou no presépio a imagem do Menino Jesus enquanto toda a assembleia cantava o Stille Nacht.
Os Arautos estiveram presentes também na Igreja de Santa Edwiges, no vale dos Pinheiros e na Igreja de São Cristóvão, em Mury, auxiliando os respectivos párocos na celebração litúrgica.