Consagração a Nossa Senhora (15)

Em Nova Friburgo a última sexta-feira, 17 de junho, foi marcada pela consagração a Nossa Senhora de quatro meninos do Colégio Arautos do Evangelho. Depois de esmerada preparação, acompanhados e incentivados por seus pais, colocaram-se eles sob o manto protetor da Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignon de Monfort.

 

O que é a consagração a Nossa Senhora?

Explica o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: “Deus pede de nós certos atos, e certos outros Ele os ordena. Assim, Ele ordena que cumpramos os Mandamentos. Mas certas práticas de virtudes, que não são de estrita obediência nem de preceito, mas de conselho, Ele apenas pede que as façamos. A nossa consagração perfeita a Nossa Senhora ou a Deus Nosso Senhor – o que vem a ser a mesma coisa, pois a consagração a Ela só é feita para melhor nos consagrarmos a Ele – significa uma doação completa de nós. Subentende, portanto, a disposição de em todas as coisas seguirmos, não só aquilo que é mandado, mas também o que é recomendado, o que é apenas aconselhado.

Consagrar-se significa dar-se – eis tudo. Aquele que se consagrou não conserva nada para si, ou então não se consagrou inteiramente; tê-lo-á feito parcialmente.

Quando São Luís Grignion fala de consagração a Nossa Senhora, entende que não só devemos oferecer a Ela tudo quanto é nosso, mas também renunciar em seu favor e em Suas mãos a tudo aquilo que não nos foi ordenado que renunciássemos. Não se trata de oferecer a Ela somente a renúncia daquilo a que, por imposição dos Mandamentos, temos a obrigação de renunciar, mas tudo quanto é possível ao homem renunciar.

São Luís Grignion, neste seu método de consagração, toma a criatura humana, analisa tudo quanto nela há de renunciável, e mostra como isto deve ser colocado nas mãos de Nossa Senhora. Isto é essencial à perfeita devoção, isto é se devotar. De que adianta alguém nos escrever “seu devotado amigo”, se depois pedimos uma qualquer atenção, e ele no-la nega? Esse devotamento não passa de uma fórmula. A devoção significa exatamente a entrega completa, a consagração total”.

Consagração a Nossa Senhora (2) Consagração a Nossa Senhora (3) Consagração a Nossa Senhora (4) Consagração a Nossa Senhora (5) Consagração a Nossa Senhora (6) Consagração a Nossa Senhora (7) Consagração a Nossa Senhora (8) Consagração a Nossa Senhora (9) Consagração a Nossa Senhora (10) Consagração a Nossa Senhora (11) Consagração a Nossa Senhora (12) Consagração a Nossa Senhora (13)Consagração a Nossa Senhora (15)

 

Consagração a Nossa Senhora (14)
Consagração a Nossa Senhora (16) Consagração a Nossa Senhora (1)