Viagem de Férias (1)

Depois de conhecerem as belíssimas cidades históricas de Minas chegou o momento dos jovens participantes do Projeto Futuro & Vida dos Arautos do Evangelho contemplarem as maravilhas do mundialmente conhecido Parque do Santuário do Caraça.

A história do Caraça remonta ao ano de 1770 quando o Irmão Lourenço de Nossa Senhora, desconhecido até então, compra a sesmaria do Caraça (este nome tem origem em uma formação rochosa com o formato de uma enorme fisionomia humana, ou seja, uma “caraça”) onde constrói uma hospedaria para peregrinos e uma capela em estilo barroco sob a invocação de Nossa Senhora Mãe dos Homens, devoção muito difundida em Portugal.

O fundador do Santuário, homem virtuoso, penitente e muito devoto de Maria Santíssima, procurou fazer do Caraça um lugar de conversão, pois a busca cega de riquezas com o tumulto da mineração levou a que muitos de afastassem da prática da religião. A iniciativa do irmão Lourenço possibilitou a que muitos peregrinos pudessem encontrar ou retornar ao bom caminho sob o auxílio da Mãe de Deus e dos Homens.

Em 1791 foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens que chegou a contar com 23.226 membros. Estes ajudaram a conseguir os recursos financeiros, além das esmolas dos peregrinos, para a ampliação das instalações e o enriquecimento da igreja.

Com a idade avançada o Irmão Lourenço resolve doar as terras e o Santuário à Coroa Portuguesa para que esta conseguisse sacerdotes que dessem continuidade a sua missão e fundassem uma casa de educação para meninos, como era seu sonho. Com 96 anos falece o iniciador do Caraça sem ver os padres para tomarem posse do Santuário. Apesar disso o já idoso devoto de Maria Santíssima morreu consolado, pois o vigário de Catas Altas (município onde está situado o Parque do Caraça) – que o atendeu antes da morte – disse-lhe que podia morrer em paz, como o velho Simeão, pois Nossa Senhora lhe avisara que não deixaria fenecer a obra iniciada no Caraça.

Esta previsão de fato se cumpriu em 1819 com a chegada dos Padres Lazaristas que fundaram o colégio que atuou durante décadas e também construíram o atual Santuário em estilo neogótico. Apesar de ser em um estilo francês, a igreja foi construída com material da região e, detalhe importante, sem a utilização de mão-de-obra escrava.

Nesta belíssima igreja foi celebrada a Santa Missa para acolher os Arautos peregrinos onde as intenções de todas as famílias dos jovens viajantes foram lembradas de modo muito especial. Após um delicioso almoço no antigo refeitório dos estudantes, conheceram um pouco da história do Caraça visitando o museu e outras instalações do local. A piedosa Via Sacra também fomentou a piedade dos Arautos que subiram até o Calvário ali belamente figurado.

Depois de alimentar a piedade e a cultura, fez-se necessário ter um conhecimento mais profundo das riquezas que o parque oferece a quem as saiba desfrutar… Nada melhor do que uma “hidro-incursão” a uma piscina – das dezenas – que refresca os onze mil hectares do imponente parque do Caraça.

Viagem de Férias (1) Viagem de Férias (2) Viagem de Férias (3) Viagem de Férias (4) Viagem de Férias (5) Viagem de Férias (6) Viagem de Férias (7) Viagem de Férias (8) Viagem de Férias (9) Viagem de Férias (10)