“Eu, infiel pecador, renovo e ratifico hoje, em vossas mãos, os votos do batismo. Renuncio para sempre a satanás, suas pompas e suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria encarnada, para segui-lo levando minha cruz, em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido, escolho-vos neste dia, ó Maria Santíssima, em presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e minha Senhora”.
Com estas palavras, um grande número de devotos de Nossa Senhora fez sua consagração a Jesus Cristo, Sabedoria eterna e encarnada, pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignon de Montfort, na noite do último domingo, primeiro do Advento e dia de Nossa Senhora das Graças, nas paróquias de São João Batista em Macuco e São José Operário em Macaé.
Preparados pelos Arautos do Evangelho ao longo dos últimos meses os consagrandos não continham sua emoção ao entregar todos os seus bens interiores e exteriores à Rainha do céu e da terra.
Na paróquia de São José Operário a cerimônia foi presidida pelo pároco, Pe. Sérgio Vitorino Silva e concelebrada pelo vigário paroquial Pe. José Joaquim de Macedo, e na paróquia de São João Batista pelo Pe. Lourenço Ferronatto, EP e concelebrada pelo administrador paroquial, Pe. Wanderson Couto Mozer.
Com imensa alegria que vejo a extraordinária, e abundantes graças de Nossa Senhora florescendo nas almas de pessoas que si entregarão nas mãos santíssimas da Virgem Maria e colocando a plena confiança, na sua proteção e auxílio, para chegar na plenitude da perfeição. Salve Maria!