Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso Sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino para o nosso Deus (Ap 5, 9-10).

Esta passagem do Apocalipse de São João faz menção ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo cuja memória comemoramos no último sábado, primeiro do mês de julho.

Já se tornou tradicional o ato de desagravo ao Imaculado Coração de Maria que os Arautos do Evangelho realizam todos os primeiros sábados do mês pela manhã na catedral de São João Batista em Nova Friburgo e no final da tarde na capela de Nossa Senhora Aparecida pertencente à paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Cordeiro: Celebração da santa Missa; coroação da imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria; confissões; meditação e recitação de um terço do rosário.

Com o entusiasmo que lhe é característico o Pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo, Vigário Geral da Diocese e pároco da catedral, celebrou a Eucaristia pela manhã. Em sua homilia despertou nos assistentes a consciência de que valem o preço do Sangue misericordioso de Jesus. Afirmou: “Em cada gota de sangue que saiu de Jesus devemos ver escrito o nosso nome”.

Em Cordeiro a santa Missa, organizada pela coordenação do Apostolado do Oratório no Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, foi presidida pelo Pe. João Carlos Barroso, superior dos Arautos do Evangelho em Campos dos Goytacazes, que generosamente deslocou-se desta cidade no norte fluminense para desagravar o Imaculado Coração de Maria com a comunidade cordeirense. Na Missa, celebrada na vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo, o sacerdote convidou os fiéis a seguir os ensinamentos destes Apóstolos que nos transmitiram as primícias da fé, regando-as com seu próprio sangue.

Ambas cerimônias foram acompanhadas pelos corais dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo.