Há quarenta anos a Diocese de Nova Friburgo reúne seus fiéis para um dia de oração e ação de graças. Esse encontro recebe o nome de Unidade Diocesana.

Neste ano a Unidade Diocesana foi realizada no município de Macuco no centro do estado Rio de Janeiro e reuniu em torno de dez mil fiéis provindos dos outros 18 municípios que compõem a Diocese friburguense.

Os Arautos do Evangelho tiveram a grata satisfação de realizar o Momento Mariano do evento, marcado pela comemoração dos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul no interior de São Paulo.

Logo após as palavras de Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano, que abriu o encontro, os Arautos encenaram de forma viva e atraente a “pesca” milagrosa da pequena imagem daquela que viria a ser a padroeira do Brasil.

Os aplausos e as lágrimas dos assistentes demonstravam o quanto aquela encenação foi instrumento da graça de Deus para todos. Em seguida uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida solenemente por quatro arautos e coroada pelo Pe. Wanderson do Couto Mozer, administrador paroquial da paróquia de São João Batista em Macuco, organizador da Unidade Diocesana.

A recitação do terço, fazendo memória ao centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, conduzida pelo Pe. Lourenço Ferronatto, EP, concluiu o Momento Mariano.