Sêneca saúda o amigo Lucílio
Comporta-te assim, meu Lucílio, reivindica o teu direito sobre ti mesmo e o tempo que até hoje foi levado embora, foi roubado ou fugiu, recolhe e aproveita esse tempo. Convence-te de que é assim como te escrevo: certos momentos nos são tomados, outros nos são furtados e outros ainda se perdem no vento. Mas a coisa mais lamentável é perder tempo por negligência. Se pensares bem, passamos grande parte da vida agindo mal, a maior parte sem fazer nada, ou fazendo algo diferente do que se deveria fazer.
Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente?
Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado.
Qualquer tempo que já passou pertence à morte. Então, caro Lucílio, procura fazer aquilo que me escreves: aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas, Lucílio, nos são alheias; só o tempo é nosso. A natureza deu-nos posse de uma única coisa fugaz e escorregadia, da qual qualquer um que queira pode nos privar…
Sêneca
Aprendendo a Viver
Salve Maria!!
Belíssimo texto!!
Nos faz refletir sobre a efemeridade do tempo, sua importância e singularidade. Evidência, inclusive, a morte como consequência dessa efemeridade.
Ser livre demanda responsabilidade diante das próprias escolhas, o que normalmente causa angústia entre os homens. ..a escolha é tão essencial ao homem pois não escolher é impossível: Se não optarmos, ainda assim optamos por algo.
Não devemos apenas ter consciência daquilo que se perde, mas saber dizer o porquê e como se perdeu.:
O texto é excelente!!
Salve Maria!
Eu divirjo que o tempo seja efêmero e sim, implacável, pois ao se perder o tempo, este não volta mais( morte do tempo). Ao termos o bom senso e a inteligência de usar nosso tempo a todo momento para o bem, não se relaciona a angústia e ainda acrescento: a temeridade. Essa liberdade que possuímos através do livre arbítrio que Deus concede a todos é a oportunidade de se querer que se instale o Reino de Maria na terra, pois encontramos na obediência de Seus mandamentos a chave para estarmos na Glória do Senhor. E este sim, será o Reinado vitorioso como prometido em Fátima.
E a morte será apenas uma porta para a vida eterna!