A festa de Nossa Senhora do Rosário, instituída pelo Papa São Pio V após a vitória das naus cristãs no Golfo de Lepanto em 1571 é comemorada todos os anos no dia 7 de outubro e é seguida por uma devoção menos conhecida, mas de grande significado para os Arautos do Evangelho: a de Nossa Senhora do Bom Remédio.

São João da Mata e São Feliz de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade com a meta de libertar os cristãos escravizados no Oriente Médio e na África. Para alcançar seu objetivo os trinitários – como passaram a ser conhecidos – necessitavam de grandes somas de dinheiro. Onde obtê-lo? Recorreram então à Senhora Mãe da Divina Providência, Auxílio dos Cristãos que perpetuamente nos socorre: Maria Santíssima! Como boa e generosa Mãe, Nossa Senhora os atendeu com prodigalidade possibilitando a libertação de milhares de cristãos.

Para agradecer a Nossa Senhora por tão grande generosidade, passaram a invocá-la sob o título de Nossa Senhora do Bom Remédio, pois ela remedia com bondade nossas aflições. Sua festa é comemorada a 8 de outubro.

Ao longo dos séculos posteriores, Nossa Senhora do Bom Remédio tem auxiliado a muitos que a Ela recorrem em suas necessidades, em especial as financeiras.

Rezando a novena de Nossa Senhora do Bom Remédio, de modo perpétuo, os Arautos do Evangelho têm obtido os meios para a edificação de igrejas e oratórios em vários pontos do Brasil e em outros países. Em Nova Friburgo não foi diferente.

No próximo dia 13 de outubro será dedicado o altar e abençoado o oratório de Nossa Senhora de Fátima, a Senhora do Rosário construído pelos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. Como forma de gratidão a Maria Santíssima, uma enorme imagem de Nossa Senhora de Fátima com 3,40m, foi coroada no dia 7, festa de Nossa Senhora do Rosário, e entronizada no frontal do oratório no dia 8, festa de Nossa Senhora do Bom Remédio.