A Diocese de Nova Friburgo está em festa, pois comemora seu Jubileu de Ouro!
A diocese foi criada em 26 de março de 1960 pela bula “Quandoquidem verbis” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença.
Instalação da Diocese: No dia 07 de agosto de 1960, na Paróquia de São João Batista, o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi celebrou solenemente a Cerimônia de Instalação da Diocese e Posse Canônica do primeiro Bispo Diocesano, Dom Clemente José Carlos de Gouvea Isnard, OSB, cujo lema é “Te Pastores Sequens” – “Seguindo-te como Pastor“.
Por Breve Pontifício de 3 de junho de 1961, a Diocese de Nova Friburgo recebeu como Padroeira Principal a Bem-aventurada Virgem Maria sob o título de “Imaculada Conceição“, e como Padroeiro secundário São João Batista.
No domingo, 27 de maio, de 1962, depois de encerrado o tríduo diocesano, foi feita a Consagração da Diocese à Imaculada Conceição, com a participação de todas as paróquias.
Em 23 de janeiro de 1994 assumiu o pastoreio da Igreja Particular de Nova Friburgo, Dom Alano Maria Pena – OP (Ordem dos Pregadores), com o lema “Ut unun Sint” – “Que todos sejam um“.
O terceiro Bispo de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes tomou posse na Diocese em 20 de junho de 2004 com o lema “Omnia Traham ad Meipsum” – “Atrairei tudo a Mim” (Jo.12,32).
Em 20 de janeiro de 2010, Sua Santidade, o Papa Bento XVI nomeou o 4º Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.
Sob a presidência do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, com a presença de Arcebispos e Bispos de diversas Dioceses do Regional Leste I, Dom Edney Gouvêa Mattoso foi empossado no dia 13 de março. Seu lema episcopal é: “Fiat Voluntas Tua” – “Seja feita a Tua Vontade“.
No Comments Yet