catedral44A Catedral de São João Batista, iniciou sua construção em 1861, sendo inaugurada em 1869. Não possuindo a Vila de Nova Friburgo nenhuma capela para servir de Matriz, o Governo da Província do Rio de Janeiro comprou um terreno para nele edificá-la. O nome a que foi batizada é em homenagem a D. João VI, que assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil e consagrou à paróquia que então se criava, de São João Batista de Nova Friburgo.brasão da Diocese de Nova Friburgo - !!!

A Diocese de Nova Friburgo foi criada em 26 de março de 1960 pela bula “Quandoquidem verbis” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença.

Instalação da Diocese: No dia 07 de agosto de 1960, na Paróquia de São João Batista, o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi celebrou solenemente a Cerimônia de Instalação da Diocese e Posse Canônica do primeiro Bispo Diocesano, Dom Clemente José Carlos de Gouvea Isnard, OSB, cujo lema é “Te Pastores Sequens” – “Seguindo-te como Pastor“.

Por Breve PontifíciImaculada Conceição editada - revista arautoso de 3 de junho de 1961, a Diocese de Nova Friburgo recebeu como Padroeira PrincipaSão João Batista - revista arautosl a Bem-aventurada Virgem Maria sob o título deImaculada Conceição, e como Padroeiro secundário São João Batista.

No domingo, 27 de maio, de 1962, depois de encerrado o tríduo diocesano, foi feita a Consagração da Diocese à Imaculada Conceição, com a participação de todas as paróquias.

Em 23 de janeiro de 1994 assumiu o pastoreio da Igreja Particular de Nova Friburgo, Dom Alano Maria Pena – OP (Ordem dos Pregadores), com o lema “Ut unun Sint” – “Que todos sejam um“.

O terceiro BisDom Rafael Cifuentes com os arautospo de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes tomou posse na Diocese em 20 de junho de 2004 com o lema “Omnia Traham ad Meipsum” – “Atrairei tudo a Mim” (Jo.12,32).

Em 20 de janeiro de 2010, Sua Santidade, o Papa Bento XVI nomeou o 4º Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.

Sob a presidência do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, com a presença Dom Edney Gouvêa Mattosode Arcebispos  e Bispos de diversas Dioceses do Regional Leste I, Dom brasão de Dom EdneyEdney Gouvêa Mattoso foi empossado no dia 13 de março. Seu lema episcopal é: “Fiat Voluntas Tua” – “Seja feita a Tua Vontade“.