Eis-me aqui!

A Diocese de Nova Friburgo teve uma semana de mudanças. Com a docilidade própria ao compromisso de obediência assumido no dia da ordenação, vários padres despediram-se de suas antigas paróquias para assumirem um novo rebanho. Responderam ao chamado do Bispo Diocesano como Samuel: Eis-me aqui (1Sm 3,4)!

Já tivemos a oportunidade de noticiar a posse do padre Miguel Angel Marquiegui Zubiarrain na paróquia de Santana no Cônego e do padre Marcelo Campos da Silva na paróquia Santa Teresinha em Conselheiro Paulino. Nos dias 23 e 24 de janeiro receberam a posse canônica os padres Jorge Eduardo Coimbra do Almo e Jeferson Fernandes Nóbrega sucessivamente.

Ambas as cerimônias foram marcadas pela emoção. Os paroquianos de Lumiar derramaram não poucas lágrimas na partida do padre Jeferson que cuidou zelosamente desta parcela do povo de Deus durante dezesseis anos. Mas em compensação receberam com verdadeira alegria o padre Jorge Coimbra já conhecido na paróquia de São Sebastião por sua ação pastoral enquanto seminarista.

Dom Edney Mattoso Gouvêa, Bispo Diocesano de Nova Friburgo, presidiu a cerimônia em Lumiar. O prelado estava visivelmente alegre por contar com sacerdotes dóceis às determinações do Bispo. Foram marcantes suas palavras na homilia onde pode frisar que o padre não foi ordenado para conquistar postos, mas sim para cuidar do rebanho que lhe foi confiado.

Em Cantagalo, na paróquia do Santíssimo Sacramento, a comoção não foi menor pela partida do padre Marcelo Campos da Silva e a chegada do padre Jeferson Fernandes Nóbrega. A posse canônica se deu na festa de São Francisco de Sales em missa presidida pelo Vigário Geral, Monsenhor Alex de Paiva Ribeiro. Estiveram presentes os Vigários Episcopais, Monsenhor Gelcimar Petinatti Celeste e Monsenhor Fábio da Cunha Felippe, grande número de sacerdotes diocesanos e representantes dos Oblatos de Cristo, dos Agostinianos Recoletos e dos Arautos do Evangelho.