Santo Estanislau, um homem que não conhecia temores

No dia 26 de Julho de 1030 nascia na pequena cidade de Sézépanow, Polônia, um menino que receberia o nome de Estanislau. Filho de um dos principais senhores da região Estanislau cresceu seguindo o piedoso exemplo de seus pais e, cultivando sua grande capacidade intelectual, estudou na Universidade de Gnesen passando mais tarde para a Universidade de Paris onde pode concluir os cursos de Direito Canônico e Teologia.

Retornando a Polônia, falecidos seus pais se desfez de toda a fortuna por eles deixada, empregando-a em favor dos mais necessitados. Foi ordenado sacerdote e mais tarde passou a exercer a função de cônego da Catedral de Cracóvia. Após a morte de D. Lamberto Zula, então bispo desta diocese, todo o povo e o clero aclamaram o cônego Estanislau como seu sucessor, mas este se negou decididamente; fazendo necessária uma ordem formal do Papa Alexandre II. Só então foi sagrado bispo no ano de 1072, aos 42 anos de idade.

Tal era sua sabedoria, piedade e eloquência que sua fama logo se espalhou por toda a Europa atraindo milhares de peregrinos, que viajavam à Polônia para pedir-lhe conselhos, orientações, exporem-lhe questões do Direito Canônico e para estar com o santo homem. Promoveu uma verdadeira reforma em sua diocese, corrigindo e apoiando o clero, amparando os necessitados e santificando os lugares.

Em contradição com a santidade de Estanislau encontrava-se o soberbo soberano da nação: Boleslau II. Afundado nos mais terríveis vícios, Boleslau deixou-se tomar inteiramente pelo orgulho e pela sensualidade e não tolerava de nenhum modo o desrespeito a sua viciada vontade, fazendo com que todos se calassem diante de suas atrocidades. Todos! Exceto um: Estanislau, de que a história comenta conhecer temores, em uma assembleia geral diante do rei e de todo o povo, pôs-se a pregar as verdades eternas, censurando o monarca por sua forma de vida no erro e defendendo os direitos da Igreja, chegando a ameaça-lo com as punições canônicas. Este fato despertou uma incontenível fúria do monarca que começou a promover uma crescente onda de calúnias contra o santo.

Há alguns anos o bispo havia comprado um terreno pertencente a um homem chamado Pedro, como naquele tempo a palavra de alguém valia por toda sua honra, não se importou com a obtenção de recibos do pagamento. Utilizando-se deste descuido, Boleslau empregou uma forte onda de calúnias, acusando-o de usurpador  e levando-o a um tribunal. Motivados pelo rei três pessoas compareceram ao julgamento acusando o santo homem. Este sem perder a calma e confiando inteiramente na Divina Providência, pediu, diante de todos, um prazo de três dias para provar sua inocência prometendo que traria ao julgamento o próprio Pedro; todas as autoridades aceitaram o pedido, uma vez que tal homem havia morrido a três anos. Ao cabo deste prazo Estanislau, portando todos os paramentos episcopais, dirigiu-se com todo o povo ao cemitério da cidade e, após mandar abrir a sepultura, tocou com o báculo nos restos mortais do falecido que, recomposto, se levantou e declarou a inocência do santo.

Enquanto isso Boleslau se aferrava cada vez mais ao erro e aumentava seu ódio contra o santo bispo proferindo inúmeros ataques que redundaram na excomunhão do monarca. Certa ocasião, ao ser proibido de adentrar ao ressinto sagrado, tomou-se de cólera e ordenou a imediata morte de Estanislau, mas seus soldados tomados por um sobrenatural temor não ousaram obedecer a ordem do rei. Uma vez abandonado pela guarda, o cruel soberano decidiu faze-lo com suas próprias mãos. Entrando na Catedral durante a celebração Eucarística, atingiu violentamente Santo Estanislau na cabeça e, em seguida, trespassou-lhe o coração. Desde então o santo bispo passou a ser venerado pelos poloneses e, mais tarde, por todo o orbe católico.

Peçamos, pois a Santo Estanislau que nos ajude a enfrentar as dificuldades de nossos dias sendo, a seu, exemplo verdadeiros cristãos.

Santo Estanislau, Rogai por nós!

 

Fontes consultadas:

http://www.paginaoriente.com/santos/est1104.htm
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/1979/documents/hf_jp-ii_apl_08051979_rutilans-agmen_po.html

Santo Estanislau – Bispo e Mártir

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=SANTODIA&id=scd0101

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/1979/documents/hf_jp-ii_hom_19790610_polonia-cracovia-blonia-k_po.html

Pe. José Leite, S.J., Santo Estanislau, Mártir, Santos de Cada Dia, Edições A.O., Braga, 1993,p. 457-458.