Per Ipsa et cum Ipsa

 

Segundo São Luís Maria Grignion de Montfort, foi por meio da Santíssima Virgem que Jesus Cristo veio aos homens e, será por meio d’Ela que nós iremos a Ele. Na obra “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, a intercessão e mediação de Nossa Senhora são fundamentadas e explicitadas de maneira inigualável.

Em contato com este livrinho, Mons. João Clá Dias – fundador e Superior Geral dos Arautos do Evangelho – encontrou o traço de alma que daria a impronta e a forma que caracteriza esta instituição que nasceu da escravidão a Maria.

No quarto dia do Curso de Férias Internacional – que está se desenvolvendo na casa de formação Thabor – a temática girou em torno da devoção mariana. Trata-se de uma especificação dentro do tema geral das palestras, ou seja; a oração.

Entre outras peças teatrais, o expositor utilizou da cena em que Nossa Senhora, durante sua assunção, entrega seu cinto a São Tomé que, segundo a tradição, chegou atrasado ao local onde os anjos levavam a Mãe de Deus aos céus.

Não foi menos emocionante conhecer a história do rosário, quando alguns jovens encenaram a vida de São Domingos de Gusmão, enfocando o momento que este santo recebe o Santo Rosário de Nossa Senhora, durante uma época em que se propagavam as heresias dos Cátaros e Albigenses.

Enfim, tudo foi muito belo, educativo e salutar, e, todos participantes puderam compreender melhor o papel da devoção à Virgem das Virgens, recebendo assim, mais uma gota de orvalho do Céu, um “corrimão” para auxiliar na subida da escada da santidade, pois é por Ela (per Ipsa) e com Ela (cum Ipsa) que todos hão de chegar mais rápido, melhor e de modo mais seguro a Nosso Senhor Jesus Cristo! Per Ipsa et cum Ipsa…