Um enigma indecifrável?

A primeira vista, quem lê o que está escrito acima, pode pensar que a própria vista já não é o que era aos quinze anos… Caro leitor, fique tranquilo. As palavras de fato sãoconfusas e constituiu o enigma do segundo dia do Curso de Férias Internacional. Se quiser desvendá-lo, tenha a paciência de ler a metade deste artigo.

***

 Segundo consta nos “alfarrábios das carepas”, essas palavras foram encontradas em trabalhos arqueológicos e datam próximo ao século III. A frase composta é:

 

SATOR

AREPO

TENET

OPERA

ROTAS

 

E foi depois de muitas pesquisas que se descobriu maravilhas sobre essas palavras. A primeira lógica se nota, quando se lê em qualquer sentido essas palavras, chegando a conclusão que em qualquer posição elas formulam a mesma frase. De cima para baixo, ao inverso, da direita para a esquerda, enfim, tudo tem uma precisão que chega a causar estranheza.

Outro pormenor é o desenho que a palavra “TENET” compõe; uma cruz:

SATOR

AREPO

TENET

OPERA

ROTAS

 

Depois, a tradução da frase é (do latim):

“O Criador da terra sustenta todas as coisas”.

Também saltou aos olhos um detalhe que ajuda a entender melhor o mistério. A letra “N” só de vê uma vez e, as demais se repetem duas ou quatro vezes. Se a ordem for mudada, uma nova maravilha se faz notar aos olhos:

 

 Ou seja, o sentido total da frase é:

 

“Deus nosso Pai, princípio e fim, criador de todas as coisas sustentador do Céu e da Terra”.

 

E foi dessa maneira que se iniciou a palestra do dia de hoje; a oração do Pai Nosso.

Além de explicar que é a oração mais perfeita – primeiro porque foi o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo que no-la ensinou e depois por conter a síntese dos principais pedidos – o expositor do dia utilizou de diversos teatros para exemplificar e materializar ao auditório jovem que tinha diante de si o valor desta prece.

No fim, todos puderam compreender o como é importante rezá-la com fervor e pedir sempre o auxílio de Deus em todas as ocasiões desuas vidas.

Assim, no dia de Nossa Senhora do Carmo, os jovens friburguenses, juntamente com os outros 600 participantes do Curso de Férias, provenientes dos quatro cantos da Terra, receberam uma “pedra preciosa”, que muito mais do que ouro e prata, deve ter o maior apreço para quem sabe dar o devido valor às coisas do mundo e muito mais às do Céu…