Troca de faixa em Nova Friburgo

Kumitê, katá, Ido Geiko, Kihon… Talvez uma enorme interrogação esteja pairando sobre sua cabeça ao tentar descobrir o significado destas palavras não muito comuns aos nossos ouvidos brasileiros, mas que se tornaram sinônimo de conquista neste último domingo para os jovens participantes do projeto Futuro e Vida dos Arautos em Nova Friburgo. Estes vocábulos orientais indicam alguns dos quesitos a serem cumpridos por aqueles que almejam conquistar uma faixa mais graduada no karatê. E foi exatamente o que se passou neste último final de semana na casa dos arautos: um exame de faixas.

Um cortejo inicial com a imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria ao cântico da Ave-Maria deu início ao programa da tarde. A expectativa era grande. Muitos prestavam exame pela primeira vez e aspiravam conquistar a faixa azul, enquanto outros, já mais experientes, a faixa laranja. Os irmãos, tios, avós e, sobretudo, os pais e mães acompanhavam com atenção e alegria a cada um de seus pupilos durante as lutas, quebramentos e demonstrações de técnicas.

Ao final do exame a emoção aumentou, pois chegou o tão esperado momento da entrega das faixas. Cada um dos aprovados era cingido por seus respectivos pais com a nova faixa e, aliás, não faltaram as lágrimas das mamães…

Ao exame de faixas seguiu-se um concerto musical. Alter Marsch, Yankee Doodle, Pappenheimer, Yorkscher march e March Saint Michel, foram algumas das peças apresentadas pelos próprios jovens.

Na sequência foi celebrada a Santa Missa, o momento auge da tarde, pois, é no santo Sacrifício do altar que se alcançam as forças para vencer as verdadeiras e mais importantes lutas da vida. O Evangelho do dia (Lc 13, 22-30), apontou ainda uma meta mais ousada: “fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Assim, a “porta estreita” da disciplina era apontada ao corpo e a da vida eterna à alma.

Para finalizar um dia cheio de atividades e de abençoado convívio, três jovens aniversariantes foram celebrados por todos os membros da grande “família arautos”.