I Encontro Musical Sudeste – Arautos do Evangelho

Ontem, dia 17, finalizou-se o I Encontro Musical Sudeste em Juiz de Fora, na residência dos Arautos do Evangelho. O início do evento deu-se no dia 14 à noite com a missa de abertura, celebrada pelo Revmo. Pe. Roberto Merizalde, EP.

Durante o Encontro, em um ambiente diáfano, foram ministradas aulas de especialização musical e prática de conjunto pelo Prof. Sérgio Antônio de Almeida, (professor de trombone do conservatório da cidade). Também, o Prof. João Paulo Guimarães Fazza, professor de vocalização que durante 12 anos deu aulas no coral Mater Verbi – o segundo coral de meninos mais antigo do Brasil – desenvolveu uma aula especial com os participantes do coral de Juiz de Fora e Nova Friburgo através de uma Master Class.

Na simpática sede dos Arautos a natureza fazia uma moldura elegante, sob um clima radioso e além de alguns jogos distendidos, as orações, conversas, e, mais do que tudo a Santa Missa deu a este encontro uma clave elevada e muito leve.

Vários familiares puderam ver de perto cada passo do Encontro, sobretudo, quando no último dia, os jovens cantaram na celebração eucarística na paróquia São Pedro no bairro de Alphaville. No fim, foi realizada uma apresentação de banda e coral, pondo em prática os ricos ensinamentos aprendidos nesses dias felizes.

Que Nossa Senhora continue abençoando essa obra, dando à Arte e a Cultura essa valioso contributo, fazendo coro com as harmonias celestes!

Veja mais…

Prof. Sérgio Antônio de Almeida

Foi aluno do Conservatório Estadual de Música “Haidée França Americano”, do “Cordas e Canto – Centro Musical”, que era afiliado ao “Conservatório Brasileiro de Música” do Rio de Janeiro – RJ, da Escola de Música “Scala” e da EMA-Tec (Escola de Música, Artes e Tecnologia), participou de várias edições do “Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga” pelo Centro Cultural “Pró-Música”, todos em Juiz de Fora, MG.

Participou de diversas formações, como Bandas Civis e Militar (Exercito), Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, Orquestra de Jazz (Pró-Música, Juiz de Fora). Além de vários grupos de Câmara, conjuntos de bailes, grupos instrumentais de MPB e Jazz, corais, participações em gravações de CD’s, etc. Atualmente dedica-se a desenvolver um trabalho como solista e camerista, junto com pianistas e grupos instrumentais, além de suas atividades como professor.

 

Prof. João Paulo Guimarães Fazza

Estudou piano no conservatório Haidee France Americano em Juiz de Fora. Cantou e lecionou durante 12 anos no Coral do Meninos Cantores da Academia, Coral Mater Verbi( segundo coro mais antigo de meninos cantores do Brasil) e hoje é o regente titular e professor de música do primário do colégio. Estudou canto na Alemanha e estagiou em vários corais de meninos cantores na Alemanha e Áustria.
Cursos de regência coral em Brasília, Juiz de Fora e Curitiba.
Há dez anos atuando como regente de corais em Juiz de Fora, em Resende/RJ e em São João Nepomuceno( onde rege coro municipal adulto e coro infanto-juvenil).
É regente atual do Coral Pró-música e do coral da Receita Federal.