No dia 13 do corrente mês, realizou-se no Colégio Arautos do Evangelho – Nova Friburgo – a Feira de Ciências 2018. Esta contou coma presença de pais e professores, além dos alunos do Projeto Futuro e Vida.

A Feira de Ciências é um projeto educacional e cultural organizado anualmente por professores e alunos da instituição com a finalidade de criar um espaço que permita o intercâmbio, a divulgação e a comunicação do conhecimento científico, em que os “cientistas” são os próprios estudantes. A iniciativa também visa dar um impulso à curiosidade natural das crianças e adolescentes, para que eles possam desenvolver uma investigação de campo. Assim, foi estabelecida uma estratégia que permitiria aos alunos desenvolver uma atividade experimental.

A atividade incluiria a realização de pequenas palestras explicativas por partes dos alunos e a realização dos experimentos diante do público assistente. Isso permitiu que os estudantes pudessem procurar informações adequadas para o desenvolvimento experimental adicional. Foram realizados cerca de 30 tipos de experiências e estudados vários assuntos de interesse atual. A partir dessas investigações, os alunos aprenderam sobre material de laboratório, seu uso e algumas reações.

Ao final de cada experimento os alunos expositores faziam uma relação entre o resultado obtido e a vida espiritual ou algum princípio de fé, a fim de enriquecer ainda mais suas conclusões. Pois, segundo Galileu, fé e ciência são duas verdades que nunca podem contradizer-se, visto que ambas têm suas origens no próprio Deus.