Há dois mil anos, São José procurou em vão na pequenina Belém um local para abrigar Maria Santíssima, que estava prestes a dar à luz o Redentor da humanidade. Ele nada encontrou pois, segundo nos narra o Evangelista, ali “não havia lugar para eles” (Lc 2, 7). Bem diferente, porém, foi o que se passou na Polônia durante a Missão Mariana realizada pelos Arautos do Evangelho entre os dias 10 e 21 de setembro.

Quatorze novos grupos do Oratório

Há no coração do povo polonês um lugar especial para a devoção a Nossa Senhora, e suas portas foram abertas de par em par a fim de receber a Imagem Peregrina do Imaculado Coração de Maria, que percorreu as cidades de Varsóvia, Cracóvia, Kielce e Lublin, bem como as localidades de Górecko Koscielne, Teodorówka e Gromada.

Durante a missão foram visitadas várias paróquias, nas quais se constituíram quatorze novos grupos do Apostolado do Oratório, além de um colégio, presídios e casas para anciãos e deficientes.

 

Paróquias, presídios e casas de assistência social

Em Varsóvia a imagem foi recebida na Igreja São Floriano (foto 1 e 3), onde se formaram três novos grupos do Oratório (foto 4). Na Paróquia Santíssimo Salvador o pároco, Pe. Robert Strzeniczny, coroou Nossa Senhora (foto 5), e na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gromada, se organizou mais um grupo do Oratório (foto 2). Em Cracóvia a imagem foi venerada pelos fiéis no célebre Santuário da Divina Misericórdia (foto 6) e esteve presente na prisão feminina (foto 8). E nas proximidades desta cidade, visitou também a casa de amparo social de Teodorówka (foto 7), o presídio de Kielce (foto 9) e a casa de anciãos de Podkova Leśna.

 (Revista Arautos do Evangelho, Novembro/2018, n. 203, p. 40-41)