Missa de Abertura do Curso de Férias de Julho de 2017

Neste mês, o Curso de Férias, dos Arautos do Evangelho, completa sete anos. Desde seu nascimento, este evento tem sido, nas férias escolares, um grande atrativo para os alunos do Projeto Futuro & Vida dos Arautos no Brasil e exterior. Com sua pedagogia ímpar, o Curso de Férias transmite aos seus participantes uma profunda formação catequética por meio de debates, da música, do teatro e especialmente do maravilhoso.

Passagem para as reuniões

Passagem para as reuniões

            No decorrer dos anos, já foram apresentados os Sacramentos, os Mandamentos, o Credo, o Ano Litúrgico, a devoção a Nossa Senhora… Neste sétimo aniversário, número que aparece na Sagrada escritura como sinal de perfeição, fez-se necessária a escolha do tema. Mas, que tema tratar desta vez? “Maravilhas são ditas de Vós, ó São José, porque o Poderoso fez em Vós grandes coisas!” Eis o tema!

Este slideshow necessita de JavaScript.

            Os quatro dias do Curso de Férias, votados a conhecer melhor este Varão a quem Deus obedeceu como filho e a Rainha dos Céus serviu como esposa, tiveram início com a Santa Missa na Basílica de Nossa senhora do Rosário, dos Arautos do Evangelho. Em seguida, a recitação da Liturgia das Horas diante do Santíssimo Sacramento exposto dava início as orações do dia, até o momento da bênção de encerramento.

            A parte da tarde ficou, então, reservada para as exposições. O tema “Heroísmo e Confiança” foi apresentado no primeiro dia do Curso, a fim de introduzir o assunto principal: A história de Davi e Golias, o martírio de São Tarcísio e os exemplos do rei Balduíno IV encenados de modo exímio serviram de base para melhor compreender o heroísmo daquele a quem Deus chamou de pai.

            No segundo dia foi apresentada a vida de São José. Sua predestinação e infância; suas perplexidades diante do Mistério da Encarnação e a grandeza de alma com que este Varão superou todas as provas que Deus lhe reservara.

            A propósito dos dias anteriores, foi promovido um animado debate. “Que virtude é mais necessária para se alcançar a santidade: a Fortaleza ou a Confiança?”, eis o problema. Contudo, não faltaram argumentos por parte dos jovens participantes. Se não fosse a criatura “tempo” não haveria momento para se encerrar a atividade…

            Para o último dia foi reservado o melhor de tudo: “o papel de São José junto a cada um de nós”. As encenações, as músicas e os lindíssimos audiovisuais encheram a alma de todos de piedade e maravilhoso e fortaleceram a fé dos participantes na proteção constante e infalível por parte daquele que é o Príncipe da casa de Davi e o Patriarca da Santa Igreja.

            Que para todos os que estiveram nestes abençoados dias de Curso de Férias, seja São José, o pai perfeito, o mediador poderosíssimo, o mestre mais sábio, o defensor incansável, o modelo de escravidão a Jesus nas mãos de Maria, o amigo sempre fiel.