S.S. Bem Aventurado Papa João Paulo II

A boca fala da abundancia do coração… As frases publicadas abaixo
revelam mais algo daquilo que abundava no coração de João Paulo II.
Conheça um pouco mais da alma desse Servo de Deus: é um modo
de entender porque a Igreja o considera Beato.

Sobre a Oração

1 – É hora de redescobrir, queridos irmãos e irmãs, o valor da oração, sua força misteriosa, sua capacidade de voltar a nos conduzir a Deus e de nos introduzir na verdade radical do ser humano.

Papa Joao Paulo II_15_.jpg

2 – Em nossas noites físicas e morais, (pela oração) se tu estás presente, e nos amas, e nos falas, já nos basta, embora muitas vezes não sentiremos o consolo.

3 – Quando um homem ora, coloca-se perante Deus, perante um Tu, um Tu divino, e compreende ao mesmo tempo a íntima verdade de seu próprio eu: Tu divino, eu humano, ser pessoal criado a imagem de Deus.

A Santíssima Eucaristia

1 – “O Santo Sacrifício da Missa quer ser também a celebração festiva da nossa salvação”. 29.09.79

2 – “O culto eucarístico brota do amor e serve ao amor, para o qual todos nós somos chamados em Cristo Jesus. E fruto vivo desse mesmo culto é o aperfeiçoamento da imagem de Deus que trazemos em nós, imagem que corresponde àquela que Cristo nos revelou. Tornando-nos assim “adoradores do Pai em espírito e verdade”, nós amadurecemos numa, cada vez mais, plena união com Cristo, estamos mais unidos a Ele”. 24.02.1980

3 – “E Eucaristia é grande apelo para a conversão. Sabemos que ela é convite para o Banquete; que, alimentando-nos com a Eucaristia, recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo, sob as aparências do pão e do vinho. E precisamente porque é convite, a Eucaristia é e continua a ser apelo para a conversão”. 29.09.79

4.- “Numa plena e ativa participação no Sacrifício Eucarístico e na vida litúrgica completa da Igreja, todo o povo encontra a primeira e indispensável fonte do verdadeiro espírito cristão. Na Eucaristia encontra a força que o torna capaz de dar ao mundo o testemunho de vida.” 26.04.79

Sobre a Santa Virgem Mãe de Deus

1 – “O dogma da maternidade divina de Maria foi para o Concílio de Éfeso e é para a Igreja como um selo do dogma da Encarnação na qual o Verbo assume realmente, na unidade de sua pessoa, a natureza humana sem, anulá-la”.

2 – “Maria é ‘cheia de graça’, porque a Encarnação do Verbo, a união hipostática do Filho de Deus com a natureza humana, se realiza e cumpre precisamente nela”.

3 – “O ir ao encontro das necessidades do homem significa, ao mesmo tempo, sua introdução no raio de ação da missão messiânica e do poder salvador de Cristo. Por conseguinte, sucede uma mediação: Maria se põe entre seu Filho e os homens na realidade de suas privações, indigências e sofrimentos. Se põe “no meio”, ou seja, se faz mediadora não como uma pessoa desconhecida, senão no seu papel de mãe, consciente de que como tal pode – melhor “tem o direito de” – fazer presente ao Filho as necessidades dos homens”.

4 – “A Mãe de Cristo se apresenta diante dos homens como porta-voz da vontade do Filho, indicadora daquelas exigências que devem cumprir-se para que possa ser manifestado o poder salvador do Messias”.

5 – “Em Caná, mercê da intercessão de Maria (…), Jesus começa sua hora. Em Caná Maria aparece como a que crê em Jesus, sua fé provoca o primeiro “sinal” e contribui para despertar a fé dos discípulos “.

Papa Joao Paulo II_9_.jpg

6 – “A missão maternal de Maria junto aos homens, de nenhuma maneira escurece nem diminui a única mediação de Cristo, pelo contrário, mostra sua eficácia. Esta função maternal brota, segundo o privilégio de Deus, da sobreabundância dos méritos de Cristo… dela depende totalmente e dela extrai toda a sua virtude.” (Redentoris Mater- 4, 9, 21, 22)

O Rosário da Santíssima Virgem

1 – “Em sua simplicidade e profundidade, continua sendo também neste terceiro Milênio apenas iniciado uma oração de grande significado, destinada a produzir frutos de santidade.”

2 – “O Rosário é uma oração centrada na cristologia. Na sobriedade de suas partes, concentra em si a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é como um compêndio”.

3 – “Com o Rosário o povo cristão aprende de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor.”

4 – “Pelo Rosário, o fiel obtém abundantes graças, como recebendo-as das próprias mãos da Mãe do Redentor.”

5 – “Esta oração teve um papel importante em minha vida espiritual desde minha juventude. O Rosário me acompanhou nos momentos de alegria e nos de tribulação. A ele confiei tantas preocupações e nele sempre encontrei consolo.”

6 – “Há vinte e quatro anos, no dia 29 de outubro de 1978, duas semanas depois da eleição à Sede de Pedro, como abrindo minha alma, expressei-me assim: «O Rosário é minha oração predileta. Prece maravilhosa! Maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade.” […] Hoje, no início do vigésimo quinto ano de serviço como Sucessor de Pedro, quero fazer o mesmo. Quantas graças recebi da Santíssima Virgem através do Rosário nestes anos: Magnificat anima mea Dominum! Desejo elevar meu agradecimento ao Senhor com as palavras de sua Mãe Santíssima, sob cuja proteção coloquei meu ministério petrino: Totus tuus!”

7 – “No marco de uma pastoral mais ampla, fomentar o Rosário nas famílias cristãs é uma ajuda eficaz para contrastar os efeitos desoladores desta crise atual.”

8 – “Numerosos sinais mostram como a Santíssima Virgem exerce também hoje, precisamente através do Rosário, aquela solicitude materna para com todos os filhos da Igreja que o Redentor, pouco antes de morrer, confiou-lhe na pessoa do predileto: «Mulher, eis aí o teu filho!» (Jo 19, 26).”

9 – “Maria vive olhando a Cristo e tem em mente cada uma de suas palavras: « Guardava todas estas coisas, e as meditava em seu coração » (Lc 2, 19; cf. 2, 51). As memórias de Jesus, impressas em sua alma, a acompanharam em todos os momentos, levando-a a percorrer com o pensamento os diversos episódios de sua vida junto ao Filho. Foram aquelas lembranças que constituíram, em certo sentido, o ‘rosário’ que Ela recitou constantemente nos dias de sua vida terrena.”

“Quando recita o Rosário, a comunidade cristã está em sintonia com a memória e com o olhar de Maria.”

10 – “Percorrer com Maria as cenas do Rosário é como ir à ‘escola’ de Maria para ler a Cristo, para penetrar em seus segredos, para entender sua mensagem.” “O Rosário promove este ideal, oferecendo o ‘segredo’ para abrir-se mais facilmente a um conhecimento profundo e comprometido de Cristo. Poderíamos chamar o Rosário de Caminho de Maria.”

Vida Consagrada

1 – O chamamento para seguir o caminho dos conselhos evangélicos nasce do encontro íntimo com o amor de Cristo, que é amor redentor. Quando Cristo, «depois de vos ter fitado, vos amou», chamando cada um e cada uma de vós, amados Religiosos e Religiosas, aquele seu amor redentor foi dirigido a uma determinada pessoa, adquirindo ao mesmo tempo características esponsais: tornou-se amor de eleição. Tal amor abrange a pessoa toda, alma e corpo, seja homem ou mulher.

2 -“A Profissão religiosa coloca no coração de cada um e cada uma de vós, queridos Irmãos e Irmãs, o amor do Pai; aquele amor que há no coração de Jesus Cristo, Redentor do mundo. Este é um amor que abarca o mundo e tudo o que nele vem do Pai e que ao mesmo tempo deve vencer no mundo tudo o que «não vem do Pai”.

3 – “O consagrado é aquele que afirma e vive em si mesmo o senhorio absoluto de Deus, que quer ser tudo em todos”. (Exortação Apostólica Redemptionis Donum- 25-março-1984)

Frases sobre assuntos variados

1 – “Nem todos estão chamados a ser artistas no sentido específico da palavra. Entretanto, segundo a expressão do Gênesis, a cada homem é confiada a tarefa de ser artífice da própria vida; de certo modo, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima.”

Papa Joao Paulo II_4_.jpg

2 – “A Igreja de hoje não precisa de “cristãos em tempo parcial”, mas sim de cristãos em tempo integral!”

3 – “A Igreja é a carícia do amor de Deus ao mundo.”

4 – “A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.”

5 – “A pior prisão é um coração fechado.”

6 – “A terceira idade é uma dádiva de Deus e chegar a ela é um privilégio.”

7 – “A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte.”

8 – “Afeta-me qualquer ameaça contra o homem, contra a família e a nação. Ameaças que têm sempre sua origem em nossa debilidade humana, na forma superficial de considerar a vida.”

9 – “Amar é o contrário de utilizar.”

10 – “Deus não é um ser indiferente ou longínquo, pois não estamos abandonados a nós mesmos.”

11 – “Deus se deixa conquistar pelo humilde. E recusa a arrogância do orgulhoso.”

12 – “Em realidade, todas as coisas, todos os acontecimentos, para quem sabe lê-los com profundidade, encerram uma mensagem que, em definitivo, remete a Deus.”

13 – “Os meios de comunicação acostumaram certos setores sociais a escutar o que “afaga os ouvidos”.”

14 – Se queres a paz, trabalha pela justiça. Se queres a justiça, defende a vida. Se queres a vida, abraça a verdade, a verdade revelada por Deus.”

15 – “Quando o homem se põe como medida de todas as coisas, converte-se em escravo de sua própria finitude.”

16 – “Rico, de fato, não é aquele que tem, mas aquele que dá.”

fonte: http://www.arautos.org.br/artigo/25902/Joao-Paulo-II–ensinamentos-que-revelam-sua-alma-.html

Bem Aventurado João Paulo II, rogai por nós!

Sel. Johannes Paul II., Բայց երանի, Հովհաննես Պողոս II, Bedeinkatu John Paul II, Блажэнны Ян Павел II, Beat Joan Pau II, 有福若望保禄二世, 축복받은 요한 바오로, Blaženi Ivan Pavao II, Salige Johannes Paul II, John Paul II požehnaný

Hvaljen Janez Pavel II, Beato Juan Pablo II, Õnnis Johannes Paulus II, Siunattu Johannes Paavali II, Bienheureux Jean-Paul II, Ben Aventurado Xoán Paulo II, Paul II Bendigaid John, ნეტარ იოანე პავლე II, Ευλογημένος Ιωάννης Παύλος Β ‘, ברוך פאולוס השני גון

धन्य जॉन पॉल द्वितीय, Zalige paus Johannes Paulus II, Boldog János Pál pápa, Beato Yohanes Paulus II, Blessed John Paul II, John Paul II Bheannaigh, Sæll Jóhannes Páll II, Beato Giovanni Paolo II, 祝福されたヨハネパウロ二世, Svētīgi Jānis Pāvils II, Palaimintas Jonas Paulius II, Блажен Јован Павле Втори, Beato Yohanes Paulus II, II Beatu Paul John

Bł. Jan Paweł II, Fericitul Ioan Paul al II, Блажени Јован Павле ИИ, Saliga Johannes Paulus II

John Paul II เป็นสุข, John Paul II požehnaný, Mübarek John Paul II, Блаженний Іоанн Павло II, Thánh John Paul II,

John Paul II Benedictus, ora pro nóbis!