Assim como no Brasil, as crianças norte-americanas e francesas aguardam ansiosamente a chegada de Papai Noel. Para garantir a visita do bom velhinho na noite de Natal, vale tudo: decorar a casa, pendurar meias ou deixar sapatinhos na lareira.
Estados Unidos: Depois de um ano inteiro de bom comportamento, nada mais justo que esperar com ansiedade a chegada de Papai Noel. Lá chamado Santa Claus. As famílias decoram as casas com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas de folhas verdes. No dia 24, os vizinhos se reúnem para cantar Christmas Carols (canções de Natal), que falam sobre o espírito de confraternização. Para ter certeza da visita do bom velhinho no meio da noite, as crianças penduram suas meias na lareira e, depois que a árvore é montada, vão dormir cedo . assim o dia seguinte chega mais rápido. Na manhã do dia 25, ao despertarem, encontram a árvore repleta de presentes.

França: Na véspera de Natal, as crianças francesas depositam seus sapatinhos junto à lareira para que o Petit Noel coloque brinquedos e doces. Muitas famílias católicas vão à Missa da Meia-Noite e depois ao jantar de Natal. Aqui comemos peru e tênder. Já em Paris, por exemplo, o prato mais popular é feito à base de ostras. Na Alsácia, o ganso é campeão na preferência. Na região de Provença, as famílias montam pequenos presépios nas casas. Mas atenção: na França, os adultos só trocam presentes no dia de Ano-Novo.

 (Seguem abaixo as fotografias de algo que já virou tradição em Nova Friburgo: Cantatas Natalinas dos Arautos do Evangelho. Paróquia São Francisco de assis e Paróquia Santa Edwiges).