Colégio Arautos do Evangelho Nova Friburgo – Início do ano letivo 2013

A manhã desta segunda-feira, 04 de fevereiro, foi de grande alegria no Colégio Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. Com a presença de professores, alunos e seus familiares, foi dado início a mais um ano letivo, o quinto desde a fundação do Colégio nesta cidade. Como não podia deixar de ser, o primeiro ato foi a Missa, celebrada pelo padre Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, diretor religioso do colégio.

Sob a proteção da grande Santa Tereza d’Ávila, teóloga e doutora da Igreja, o corpo docente do colégio se empenha em dar aos alunos, além de um excelente conteúdo acadêmico, uma primorosa formação religiosa, ética e moral. Para tanto, cada um dos estudantes é acompanhado muito de perto. Portanto, nada de desocupação ou “tempo livre”, onde eles possam estar com a cabeça solta e sem nenhuma atividade.

Aqueles que com primorosa disciplina são educados adquirem o senso de responsabilidade. O mundo em que vivemos passa por uma grave crise. Sem um ensino bem orientado, bem constituído, substancioso e ao mesmo tempo atraente podemos esperar todo tipo de desastre. Uma juventude solta e abandonada que recebe toda e qualquer influência acaba por, no futuro, ser incapaz de enfrentar a vida com suas dificuldades e, por conseguinte, termina por deixar-se levar pelo desânimo, pelo abatimento, pela inação. O estar num colégio de boa índole e orientação é fundamental para a constituição do futuro de cada jovem e do país. Quem tem uma boa formação em casa e no colégio terá mais que um diploma, terá uma alma bem constituída.[1]

Como afirmou o papa Bento XVI: “Sem Cristo, a luz da razão não basta para iluminar o ser humano e o mundo“.[2] Portanto, em torno do altar dar graças por tudo que foi concedido nos anos anteriores e pedindo bênçãos para o ano que se inicia, não poderia ter sido melhor. Dar graças a Deus por um corpo docente tão empenhado, dedicado e tão cheio de carinho para com todos. É nesse ambiente de contentamento e entusiasmo que os professores e familiares se conjugam para que os alunos tenham o mais qualificado grau de formação.

Donde vem essa alegria de cada um? Vem do sentir um ideal diante de si, sentir uma meta, ter diante de si um objetivo a conquistar, para o bem de todos os membros da grande família do Colégio Arautos do Evangelho de Nova Friburgo.


[1] Cf. CLÁ DIAS, Padre João Scognamiglio. Homilia de 15 de dezembro de 2007.

[2] BENTO XVI. Em: Zenit, 042\2013.