Nossa Senhora de Lourdes e a XXI Jornada Mundial do Doente

 

Todos sabemos que neste mês de fevereiro figura uma comemoração de singular importância para a Igreja Católica, em especial na França: a festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Inclusive, no mesmo dia, 11 de fevereiro, se encerra a XXI Jornada Mundial do Enfermo – iniciada dia 7 do mesmo mês – em que o Sumo Pontífice concederá indulgências especiais: “No dia 11 de fevereiro de 2013, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, celebrar-se-á de forma solene, no Santuário mariano de Altötting, o XXI Dia Mundial do Doente. Este dia constitui, para os doentes, os operadores sanitários, os fiéis cristãos e todas as pessoas de boa vontade, ‘um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade’ (Beato João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3). Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doentes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de provação por causa da doença e do sofrimento”[1].

Muito oportuna a relação da data da Jornada Mundial com a festa de Nossa Senhora, pois grande parte da devoção propagada por Santa Bernadete foi baseada na cura das doenças que tanto se alastravam pela Europa nos idos dias do século XIX.

Vale a pena conhecer os benefícios que a Penitenciária Papal outorga aos que, neste tempo seguirem o exemplo do Bom Samaritano (cf. Lc 10, 25-37).

Segundo informa o decreto firmado pelo Cardeal Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário Maior do órgão mencionado, os fiéis que observarem as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações pelas intenções do Papa) obterão indulgência plenária, aplicada em sufrágio das almas dos fiéis defuntos:

1- Cada vez que do dia 7 ao dia 11 de fevereiro no santuário mariano de Altötting (Alemanha) ou em qualquer outro lugar estabelecido pela autoridade eclesiástica, participem de uma cerimônia celebrada para rezar a Deus pelos propósitos da Jornada Mundial do Enfermo, rezando o Pai Nosso, o Credo e uma invocação à Bem aventurada Virgem Maria.

2- Os fiéis que, nos hospitais públicos ou em qualquer casa privada, atendam com caridade, os doentes e, por motivo de seu serviço não possam participar dos atos mencionados, obterão o mesmo dom de indulgência plenária se, durante esses dias, prestarem com generosidade, ao menos por alguma hora, sua assistência e rezarem o Pai Nosso, o Credo e uma invocação a Bem Aventurada Virgem Maria, com desapego do pecado e com o propósito de cumprir, o quanto antes possível os requisitos para conseguir a indulgência plenária.

3- Os fiéis que, por enfermidade, idade avançada ou outra razão parecida, não possam tomar parte nas cerimônias indicadas, obterão a indulgência plenária se, com desapego do pecado, e com o propósito de cumprir o quanto antes as condições habituais, participarem espiritualmente das sagradas funções nos dias determinados, particularmente durante as celebrações litúrgicas, ou enquanto a mensagem do Sumo Pontífice se transmita pela televisão, ou por rádio, rezarem por todos os doentes e oferecerem a Deus através de Nossa Senhora, “Salus infirmorum” (Saúde dos enfermos), seus sofrimentos físicos e espirituais.

4- A indulgência parcial será obtida por todos os fiéis cada vez que elevem a Deus misericordioso, nos dias indicados, orações em benefício dos que estão “doentes de alma” neste Ano da Fé.

Aproveitemos dos benefícios das indulgências e peçamos a Virgem de Lourdes as graças necessárias para que, assim como Santa Bernadete, possamos nos santificar e contribuir na extirpação dos males de nosso século e para a edificação do Reino do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria sobre a terra.


[1] BENTO XVI, Mensagem do Papa para a Jornada Mundial do Doente 2013. 021\2013.