VIAGEM A VITÓRIA: PRIMEIRO DIA

DO NASCER AO PÔR-DO-SOL JUNTOS A JESUS

Conta uma fábula de Edmond Rostand, escrita em 1904, que um galo de nome Chantecler cantava todas as noites para fazer o sol nascer e iluminar toda a terra.  Para tanto, a arrojada ave acordava muito cedo a fim de realizar tão importante missão. Concluía o autor: “É à noite que é belo crer na luz!”

Os jovens participantes do Projeto Futuro & Vida de Nova Friburgo bem podem dizer que hoje fizeram como o Chantecler. Antes que o astro rei iluminasse a Suíça Brasileira eles já estavam se preparando para a partida rumo a capital espírito-santense. A fim de pedir as bênçãos de Deus para mais esta atividade, reuniram-se na capela para a celebração da Missa. Assim como o galo de Rostand, com seu belo e ousado canto, fazia o sol nascer; os jovens friburguenses com seus cantos eucarísticos e marianos acompanharam a aurora despontar por detrás das montanhas de Nova Friburgo.

Alimentados espiritualmente pela eucaristia e fisicamente por um saboroso café da manhã, iniciaram a agradável viajem para a terra protegida pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo e por sua virginal esposa, Nossa Senhora das Vitórias.

Na capital capixaba foram acolhidos fraternalmente pelos Arautos do Evangelho desta cidade que os convidaram a conhecer alguns pontos do centro histórico de Vitória.

O Palácio Anchieta foi o primeiro monumento visitado. Construído no século XVI pelos jesuítas, abriga, desde o século XVIII, a sede do Governo do estado do Espírito Santo. Está localizado na cidade alta de frente para a baía de Vitória. Leva o nome de Palácio Anchieta por guardar o túmulo onde o Apóstolo do Brasil foi sepultado.

Para concluir o dia visitaram a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias. A edificação desta igreja em estilo neogótico foi iniciada em 1920 e concluída em 1970. Destaca-se, entre outras igrejas, pelos belos e imponentes vitrais que a adornam. É um verdadeiro símbolo da cidade. Ali os jovens friburguenses puderam adorar a Jesus na capela do Santíssimo Sacramento e rezar por todos os seus familiares.

Tendo iniciado o dia junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, o concluíram junto a Ele seguindo o ensinamento da liturgia da Missa[1]: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.


[1] Oração Eucarística III