Projeto Futuro e Vida de vento em popa 

Na última semana de fevereiro os Arautos do Evangelho retomaram as palestras interativas em apresentações musicais na cidade de Nova Friburgo. O Projeto Futuro e Vida lançou as primeiras sementes do ano nos Colégios Rui Barbosa e Feliciano Costa, ambos no Distrito de Conselheiro Paulino.

Seria difícil discernir em qual dos dois estabelecimentos de ensino os alunos foram mais atenciosos e participativos, pois, a dinâmica jovial que o Projeto utiliza, causou grande entusiasmo, tanto no corpo docente quanto no discente.

De início, o arauto palestrante comentou como a harmonia tem papel fundamental na música, assim como na sociedade, pois cada pessoa pode ser analisada como uma nota musical que, quando ordenada em relação às outras notas deve ressoar sua identidade sem entrar em choque com as demais, gerando a harmonia. O caos seria o contrário dessa ordem, de maneira que em todos os âmbitos da sociedade isso é palpável, desde um ambiente familiar até, por exemplo, no dia-a-dia do colégio.

Para evidenciar a beleza da “harmonia social”, os músicos executaram uma peça de Tylman Susato: Bransle.

Depois, a música Willian Tell, de Gioacchino Rossini, foi apresentada no intuito de mostrar aos alunos a influência da música nos temperamentos e nos povos. Logo após, foi executada uma peça do século XVII, de autor anônimo: Greens Leaves to a ground.

O coral feminino apresentou: Two British Airs, Der Kuckuck und der Esel, Grandfather’s Clock e Viva España.

A apresentação teve como corolário um solo de percussão de estilo Drum Corps executado pelos Arautos em tambores americanos (Snare Drum e Bass Drum) com coreografias múltiplas e alegres. No fim convidaram a plateia a bater palmas no compasso da música. 

Ao cabo da interativa palestra, vários jovens foram sorteados, recebendo instrumentos musicais e a oportunidade de aprender música, teatro e defesa pessoal no Centro Juvenil dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo.

“Nosso objetivo é dar aos alunos uma ocupação, pois onde há desocupação, aí está o perigo. É preciso ocupar o jovem, mas ocupá-lo com atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das ideias sadias. Queremos a salvação da juventude!” (Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho).

Queira Deus que a juventude caminhe para a cultura, a fim de se prevenir dos males que tanto a rondam e a distanciam do caminho da luz.