Bispo de Nova Friburgo ministrará catequeses na JMJ Rio 2013

Na missa de encerramento da Semana Missionária na diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Mattoso Gouvêa manifestou sua alegria por ter sido convidado, após a seleção realizada pelo Pontifício Conselho para os leigos, a fazer duas catequeses de aprofundamento do lema da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Dizia ele aos peregrinos que lotavam o Ginásio do colégio Nossa Senhora das Dores: “Certamente nos encontraremos nas catequeses no Rio de Janeiro. Quando nos encontrarmos, digam: eu estive em Nova Friburgo”.

O bispo emérito de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, também foi convidado a pregar as catequeses na XXVIII Jornada Mundial da Juventude.

Serão ao todo 250 cardeais e bispos que pregarão as catequeses nas manhãs de quarta a sexta-feira, 24 a 25 de julho, na JMJ Rio 2013.  As catequeses serão um momento de formação dos jovens peregrinos com o intuito de lhes fortalecer na fé e na esperança, conduzindo-os ao tema da Jornada: “Ide e fazei discípulos entre as nações!” (Cf. Mt 28,19). No primeiro dia a catequese procurará incentivar os jovens na confiança e busca de Deus, com o tema “sede de esperança, sede de Deus”; no segundo dia será apontado o caminho a seguir, com o tema “ser discípulo de Cristo”; no último dia, conclui-se com o convite à missão, com o tema “ser missionário, Ide!”.

O horário das catequeses será entre 9h00 e 13h00. Todos os dias o encontro será encerrado com a Missa presidida pelo cardeal ou bispo que pregou a catequese. Os peregrinos poderão aproveitar o período dos encontros para esclarecerem suas dúvidas e também para confessarem-se.